0054
Título
ANÁLISE DE DADOS E INFORMAÇÕES LEVANTADAS PARA PROJETO DE PESQUISA IGNIS MUTAT RES: TERMINAIS CAMPINA DO SIQUEIRA, CIC, PINHEIRINHO E DA PRAÇA RUI BARBOSA NA CIDADE DE CURITIBA-PR
Aluno: Lucas Felipe Pereira Cará - IC-Voluntária - Curso de Arquitetura e Urbanismo (MT) - Orientador: Cristina De Araújo Lima - Departamento de Arquitetura - Área de conhecimento: 60402024 - Palavras-chave: urbanismo; mobilidade; espaço urbano entorno terminais - Colaborador: Matheus Fernandes Santana.
No âmbito do projeto IGNIS - Mutat Res foi delegado ao grupo a tarefa de pesquisar e relacionar as ocupações urbanas no entorno de certos pontos que possuam fluxo de ônibus, meio de transporte mais popular na cidade de Curitiba, estes pontos são os terminais do Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Pinheirinho e Campina do Siqueira, mais a Praça Rui Barbosa. O bairro CIC possui uma área de 43,4 milhões de m² e contem 159.820 (IPPUC-2010) moradores, cerca de 10% do total populacional da cidade de Curitiba. Dentro deste terminal passam 19 linhas de ônibus que ligam o bairro ao resto da cidade e a Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Apesar de ser uma região industrial, o entorno deste terminal apresenta uma vasta quantidade de edificações destinadas principalmente nos setores de comércio, serviços e moradia. Além disto, possui unidades de saúde e de educação pública e privada, e uma pequena praça. O Terminal do Pinheirinho, está disposto dentro da zona regional do Pinheirinho, neste mesmo bairro. O bairro possui uma área de 10.514 milhões de m², e possui 50.401 (IPPUC-2010) moradores. Cerca de 3% do total da cidade de Curitiba. Dentro deste terminal passam 45 linhas de ônibus que interligam o bairro ao resto da cidade e a RMC. Dentro do terminal do pinheirinho encontram-se alguns comércios, um Armazém da Família e o Sacolão do Pinheirinho. No seu entorno são encontradas edificações de setores como comercio, serviços, residências, a Rua da Cidadania do Pinheirinho que serve seus usuários com serviços de esfera Municipal, Estadual e Nacional, algumas unidades de saúde e educação, e um restaurante popular. O terminal Campina do Siqueira encontra-se na zona regional de Santa Felicidade, no bairro Campina do Siqueira. O bairro possui 2.856 milhões de m², e possui 7.326 (IPPUC-2010) moradores. Cerca de 0,4% da população total da cidade. Dentro deste terminal passam 17 linhas de ônibus que interligam o bairro ao resto da cidade e a RMC. No seu entorno encontram-se diversas edificações de comercio, serviços e residências, além disto possui o Parque Barigui, local de grande concentração de pessoas. O ponto Praça Rui Barbosa localiza-se na regional da Matriz, no bairro Centro. O bairro possui 10.890 milhões de m², e possui uma população de 37.283 (IPPUC-2010) moradores, cerca de 2,1% do total da população curitibana. Por este ponto passam 58 linhas de ônibus que se interliga com o resto da cidade e com a RMC. Seu entorno possui os mais diversos tipos de edificações, comércios, serviços, residenciais, educacionais, religiosos, e destinados a saúde.