0046
Título
LEITURA DO ESPAÇO URBANO PRÓXIMO A CORREDORES DE TRANSPORTE POR ÔNIBUS: TRECHOS DA LINHA VERDE, PRAÇA TIRADENTES E TERMINAL DO CABRAL – CURITIBA - PARANÁ
Aluno: Evelyn Makovski - IC-Voluntária - Curso de Arquitetura e Urbanismo (MT) - Orientador: Cristina de Araújo Lima - Departamento de Arquitetura - Área de conhecimento: 60402024 - Palavras-chave: urbanismo; espaço urbano entorno terminais; mobilidade.
Introdução: Em 1966, um sistema de transporte público foi integrado pelo Plano Diretor da cidade de Curitiba, visando solucionar problemas urbanos concernentes à mobilidade. Baseava-se na tríade uso do solo, sistema viário e transporte público. Nesta conjuntura, é possível analisar a relação do sistema de transporte público por ônibus com a cidade. Objetivo: Conhecer as características urbanísticas do espaço urbano do entorno de um terminal, ponto central ou entroncamento de transporte coletivo por ônibus, por meio de: a) levantamento e análise da estrutura fundiária (quadras e lotes); b) levantamento e análise do uso e ocupação do solo e c) levantamento e análise do sistema viário. Métodos: Tendo por base o método exploratório - observações em campo e coleta de dados pela internet, utilizando o Google Maps, IPPUC e URBS - uma ficha contendo informações relevantes para a interpretação do sistema viário foi criada, além de maquetes eletrônicas produzidas no software SketchUp. Os casos estudados - Terminal Cabral, Praça Tiradentes, cruzamento da Rodovia Régis Bittencourt (Linha Verde) com a Av. Marechal Floriano Peixoto e com a Av. Victor Ferreira do Amaral - foram selecionados considerando a alta densidade de usuários do transporte público e a grande concentração de linhas de ônibus. Resultados: Como resultado parcial, verificou-se que a) as linhas de ônibus que passam pelo Terminal Cabral, pela Praça Tiradentes e pelo cruzamento da Linha Verde com a Av. Victor Ferreira do Amaral prolongam-se por grande distância sentido norte, enquanto as linhas do cruzamento da Linha Verde com a Av. Marechal Floriano Peixoto estendem-se para o sul; b) a densidade de ocupação é mais alta ao redor dos pontos de análise do que no interior dos bairros onde se localizam. Conclusão: Dos dados analisados até o momento, se verifica que embora o centro da cidade esteja densamente ocupado por residências, comércios e serviços, ele ainda é o destino e passagem de grande parte das linhas de ônibus, principalmente dos convencionais.