0044

Título
ANÁLISE DO ESPAÇO URBANO DE CURITIBA EM RELAÇÃO A TRANSPORTE POR ÔNIBUS:TERMINAL CABRAL, PRAÇA TIRADENTES E PONTOS NA LINHA VERDE

Aluno: Danilo Akio Hiraoka - IC-Voluntária - Curso de Arquitetura e Urbanismo (MT) - Orientador: Cristina de Araújo Lima - Departamento de Arquitetura - Área de conhecimento: 60402024 - Palavras-chave: urbanismo; espaço urbano entorno terminais; mobilidade - Colaborador: Evelyn Makovski.

Diante do cenário de problemas urbanos relacionados à mobilidade, foi implantado em Curitiba um sistema de transporte público integrado pelo Plano Diretor de 1966. Este plano se fundamentava no tripé uso do solo, sistema viário e transporte público. A partir deste contexto pode-se analisar a relação do sistema de transporte público por ônibus com a cidade. Conhecer as características urbanísticas do espaço urbano do entorno de um terminal, ponto central ou entroncamento de transporte coletivo por ônibus, por meio de: a) levantamento e análise da estrutura fundiária (quadras e lotes); b) levantamento e análise do uso e ocupação do solo e c) levantamento e análise do sistema viário. Através do método exploratório, mediante observações em campo e coleta de dados pela internet - Google Maps, IPPUC e URBS - foi montado um modelo de a ser preenchido e discutido e modelos volumétricos de cada ponto com o uso do software SketchUp. O presente estudo faz parte de um grupo de pesquisa, de forma que cada integrante ficou responsável por analisar pontos diferentes e a ficha a ser preenchida é comum a todos. Os pontos de análise deste estudo especificamente - Terminal Cabral, Praça Tiradentes, cruzamento da Rodovia Régis Bittencourt (Linha Verde) com a Av. Marechal Floriano Peixoto e com a Av. Victor Ferreira do Amaral - foram selecionados com base no alto fluxo de usuários do transporte público e na alta concentração de linhas de ônibus. Como resultado parcial, verificou-se a densidade de edifícios no entorno dos pontos analisados e o amplo alcance que estes possuem ao norte (caso do Terminal Cabral, da Praça Tiradentes e do cruzamento da Linha Verde com a Av. Victor Ferreira do Amaral) e ao sul (caso do cruzamento da Linha Verde com a Av. Marechal Floriano Peixoto). Tem-se como etapa futura associar tais verificações com dados mais aprofundados do espaço urbano. Das informações até então analisadas, é possível verificar uma incoerência na lógica do sistema de transporte de Curitiba. Apesar da alta densidade de residências, comércios e serviços do centro da cidade, ele ainda é o destino e passagem de grande parcela das linhas de ônibus, principalmente dos convencionais.