0042

Título
O ESPAÇO PÚBLICO E A ESFERA PÚBLICA NA METRÓPOLE CONTEMPORÂNEA: ESTUDO COMPARATIVO E TRANSDISCIPLINAR SOBRE O UNIVERSO LEGAL, FÍSICO, SENSORIAL E SOCIAL DAS RUAS BRASILEIRAS

Aluno: Carolina Emi Muraki - Pesquisa voluntária - Curso de Arquitetura e Urbanismo (MT) - Orientador: Alessandro Filla Rosaneli - Departamento de Arquitetura - Área de conhecimento: 60404035 - Palavras-chave: espaço público; rua; paisagem urbana - Colaborador: Luisa da Costa Moraes, Lucas Lopes Bochnie.

Esta proposta de investigação pretende dar continuidade ao trabalho em andamento nos limites da Região Metropolitana de Curitiba e, assim, progredir com a reflexão acerca das questões que se manifestam no sistema de espaços livres públicos. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida desde outubro de 2013 e tem como objeto de estudo os sistemas formados pelos espaços livres urbanos das principais capitais do Brasil, sendo a cidade de estudo, nesse caso, Salvador. O objetivo é promover um estudo comparativo acerca dos atributos físicos e sensoriais primordiais, dos usos, ocupações e apropriações cotidianos e da base legal instituída com a finalidade de compreender como os aspectos triviais e inusitados, as virtudes, os desajustes e os conflitos caracterizam o espaço público na metrópole brasileira e são percebidos por seus usuários. A pesquisa pretende promover também um confronto dessa realidade com o que se idealiza para o espaço público ao propor averiguar como a legislação urbanística e ambiental dos municípios estudados tem abordado em seu corpo as questões referentes ao planejamento, produção e gestão dos mesmos. Assim, procuramos indagar como as questões de segurança, proteção, conforto, mobilidade, acessibilidade, arborização, comunicação visual, comércio, sustentabilidade, gestão participativa ou compartilhada, manutenção, estética, dentre outras que conformam a paisagem urbana, são tratadas no bojo legal em cada município. Para a análise desse conjunto de informações, o acompanhamento da pesquisa vem se baseando em notícias relacionadas ao espaço público e a legislação vigente na cidade. As notícias são coletadas diariamente através de jornais online, em diferentes portais, e a legislação e suas atualizações são analisadas pelo próprio site da prefeitura. Os fatores que definiram a escolha dos jornais foram: sua formatação não só online, mas também impressa, a quantidade de tiragem e circulação, e nível de importância estadual. Além desse acompanhamento mais regional, analisamos também constantemente sites de grande repercussão nacional como o G1, jornal da globo.