0038
Título
ESPAÇO PÚBLICO E ESFERA PÚBLICA NA METRÓPOLE CONTEMPORÂNEA: ESTUDO SOBRE O UNIVERSO LEGAL, FÍSICO, SENSORIAL E SOCIAL DAS RUAS BRASILEIRAS
Aluno: Bianca Gabriela de Castro Coelho - Pesquisa voluntária - Curso de Arquitetura e Urbanismo (MT) - Orientador: Alessandro Filla Rosaneli - Departamento de Arquitetura - Área de conhecimento: 60404035 - Palavras-chave: espaço público; ruas; paisagem urbana - Colaborador: Isabela Mendes Jayme, Rafael Vaz de Siqueira, Renata de Oliveira Kuzma.
Este trabalho abrange bairros periféricos da cidade de Curitiba. Dentre a variedade de espaços livres presentes na estrutura urbana das cidades brasileiras, a pesquisa principal optou pelo estudo dos espaços livres públicos, em especial as ruas, em razão de sua importância para o desenvolvimento da esfera pública e de sua maciça presença no espaço urbano. Dentre todos os tipos de ruas existentes, nesta etapa de estudo, investigam-se as ruas conectoras e setoriais de bairros periféricos, predominantemente comerciais, com seus usos já consolidados, selecionadas após visita preliminar. Assim, as ruas são estudadas em seus aspectos físicos, sensoriais e comportamentais. O trabalho a ser apresentado foi efetuado nas ruas: Avenida Brasília, no trecho entre as ruas Infante Dom Henrique e Dante Luiz Júnior, localizada no bairro Novo Mundo; e Avenida Izaac Ferreira da Cruz, entre as ruas Adrianópolis e Piraquara, no bairro Sítio Cercado. Como método de pesquisa foram realizados levantamentos em campo, além da análise no laboratório de todo o material recolhido. A pesquisa aborda aspectos físicos, sensoriais e comportamentais. Quanto ao aspecto físico, são analisadas questões como os tipos de piso, infraestrutura da rua, uso dos lotes, circulação de veículos, circulação e permanência de pedestres, mobiliário urbano e obstáculos. No aspecto sensorial, a principal questão observada foi a arborização das ruas. As entrevistas realizadas com os transeuntes conformam a análise comportamental. Através das análises foi possível verificar e comparar a situação geral de ambas as ruas. A Av. Brasília, reformada há poucos anos, se encontra melhor em alguns aspectos como a uniformidade do piso, linearidade do mobiliário urbano e a arborização, porém as duas ruas se apresentam deficientes em questões como acessibilidade, mobiliário urbano, permeabilidade e qualidade de espaços de permanência. A Av. Izaac Ferreira da Cruz se demonstrou mais poluída visualmente, com grande variação de tipos de piso, mobiliário urbano mais espalhado e maior densidade de propagandas nas lojas, além de possuir apenas três árvores no espaço público em todo o trecho estudado. Um aspecto positivo foi o respeito à lei quanto à colocação de obstáculos como cavaletes no passeio na maior parte de sua extensão. Como produtos desse estudo foram produzidos mapas, esquemas, tabelas e gráficos. Pretende-se, com este trabalho, avaliar as características peculiares do processo de concepção, implantação, manutenção, gestão e apropriação da rua.