0037

Título
OS SISTEMAS DE ESPAÇOS LIVRES E A CONSTITUIÇÃO DA ESFERA PÚBLICACONTEMPORÂNEA NO BRASIL - O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, PR [SEL - RMC]

Aluno: Anna Luiza Valente Klaine - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Arquitetura e Urbanismo (MT) - Orientador: Alessandro Filla Rosaneli - Departamento de Arquitetura - Área de conhecimento: 60404035 - Palavras-chave: espaço exterior urbano; estudo da paisagem urbana; espaço livre - Colaborador: Noah Weishof, Brunno de Melo Meirelles Douat, Fernanda Andrade Staut Nunes.

Essa investigação faz parte da pesquisa principal intitulada “Os sistemas dos Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea no Brasil - o Caso da Região Metropolitana de Curitiba, Paraná (SEL-RMC)”. A pesquisa central adotou, prioritariamente, o aprofundamento do estudo dos espaços livres públicos, com foco nas ruas, em razão de sua notável relevância para o desenvolvimento da esfera pública e de sua densa presença no ambiente urbano, apesar de ser reconhecido o fato de haver uma rica diversidade de espaços livres presentes na constituição urbana das cidades brasileiras. Dentre todos os tipos de ruas existentes, nesta etapa de estudo investigam-se as ruas setoriais e coletoras do município de Curitiba. Após a triagem realizada para a escolha, as ruas são estudadas através de múltiplos métodos advindos de dados coletados em campo e em arquivos públicos. Com isso, adquire-se fomento suficiente para relacionar um conjunto de informações que possibilitam uma melhor apreensão da conformação física e sensorial deste espaço livre em específico. Por conseguinte, o recorte de trabalho no qual este fragmento se concentra abrange uma importante rua para a base rentável do bairro Xaxim em Curitiba. Neste caso, a Rua Cid. Marcondes de Albuquerque, entre a Rua Paulo Engel e Rua Guarda-Marinha Greenhalgh. Por intermédio de levantamentos, fotografias e trechos de vídeos realizados em campo, relatórios e imagens de satélites, foram possíveis abordar tópicos que discorrem sobre os semblantes da via pública urbana em diversos aspectos. Os fundamentos tratados com maior relevância serão a percepção social, a presença de arborização, a percepção sensorial, as características de loteamento e divisão dos lotes, medições sonoras e observações gerais relatas em relatório. Os dados reunidos adquiridos através da análise dos resultados foram materializados através de mapas, esquemas, vídeos para fácil compreensão visual e desenvolvimento de analogias entre os objetos de estudo e possíveis melhorias para este rico espaço urbano.