0035
Título
ANÁLISE COMPARATIVA E ESPACIALIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE DAS CIDADES DE BORDEAUX - FR, CINCINNATI - EUA E CURITIBA - BR
Aluno: Ana Carolina Sanches de Angelo - PIBIC/CNPq - Curso de Geografia (M) - Orientador: Cristina de Araújo Lima - Departamento de Arquitetura - Área de conhecimento: 60503076 - Palavras-chave: mobilidade urbana; transporte público; geoprocessamento.
Em Agosto de 2013 foi iniciado um trabalho complementar do Projeto Ignis Mutat Res, sob orientação da Prof. Dra. Cristina de Araujo Lima, dentro da pauta do projeto "Cidade, Meio Ambiente e Políticas Públicas". A pesquisa envolve reflexões sobre a mobilidade em 3 cidades - Bordeaux, Curitiba e Cincinnati. A otimização e a busca por qualidade e eficiência do transporte é essencial para a otimização da estrutura, e a satisfação das necessidades daqueles que a habitam. A partir de comparativos entre sistemas de transporte em Curitiba em Bordeaux e em Cincinnati, com o subsidio de bibliografias, mapas e discussões, é possível repensar e propor alternativas a esse espaço. O embasamento da pesquisa se deu à luz de analises anteriormente realizadas pelo grupo "Cidade, Meio Ambiente e Políticas Públicas" e da discussão feita por LIMA (2006). Foram reunidos dados demográficos, da ocupação e da economia das três cidades, a partir de dados quantitativos disponibilizados por órgãos públicos dos três países. Juntamente, foram utilizados os Sistemas de Informações Geográficos (SILVA et. al.,2011). Foram encontradas bases cartográficas consistentes também em sua maioria proveniente de órgãos públicos. A partir do software Arc Gis 10.2 e de outros auxiliares foi possível então cruzar e sobrepor dados de diferentes cidades com maior precisão tanto do ponto de vista cartográfico como dimensional. O segundo recorte foi uma ampliação de escala, o Núcleo Urbano da Cidade de Curitiba (NUC). Este compreende o perímetro de Curitiba e Região Metropolitana em que há ocorrência de manchas de grau mais complexo de urbanização, como identificado em bases do IBGE, da SANEPAR, do ITCG, da COMEC e do IPPUC. Sobre o cruzamento de mapas foram indicados dez pontos, coincidentes com 10 terminais de transporte espalhados pela mancha. Os produtos obtidos até agora foram estas sínteses cartográficas que darão subsídio ao prosseguimento do trabalho, entitulados: Mapa de localização global; Mapa de densidade populacional vs. veículos; de vias vs. densidade populacional; dos pontos do transporte coletivo vs. densidade demográfica; de ciclovias vs. densidade demográfica e localização de instalações hospitalares e de lazer; das linhas Interbairros e Metropolitanas associado à densidade demográfica e de cruzamento de áreas verdes e ocupação, todos com relação ao NUC. Também foi produzidos um Mapa de densidade populacional, hidrográfico e político do OKI, região que tem como núcleo a cidade de Cincinnati, e do CUB, região que abrange a cidade de Bordeaux.