0012

Título
COMPARAÇÃO DO TEOR DE ÓLEO E MASSA SECA, EM CINCO ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO DE FRUTOS DE PINHÃO MANSO, EM DIFERENTES ANOS DE COLHEITA

Aluno: Filipe Eliazar Cremonez - PIBIC/CNPq - Curso de Agronomia - Campus Palotina (MT) - Orientador : Robson Fernando Missio - Departamento de Agronomia - Área de conhecimento: 50103008 - Palavras-chave: jatropha curcas ; estádio de maturação ; biodiesel - Colaborador: Ubirajara Contro Malavasi, Paulo André Cremonez, Henrique Bernardo Muriana.

O pinhão manso (Jatropha curcas L.) encontra-se dentre as mais promissoras oleaginosas perenes do Brasil para produção de biodiesel, com boa produção por área e uma média de óleo de cerca de 38% nas sementes. Neste sentido o objetivo deste trabalho foi avaliar, quais dos estádios de maturação dos frutos de pinhão manso propiciam maior aproveitamento e qualidade dos frutos e do óleo das sementes. Para tal, coletaram-se frutos de pinhão-manso em diferentes estádios de maturação: frutos verdes escuros (VE), frutos amarelos (AM), frutos marrom-amarelados (MA) e frutos marrons no pé (MP), ou seja, antes de caírem. Como a maturação dos frutos de pinhão manso é desuniforme os frutos nos diferentes estádios puderam ser coletados no mesmo período e a partir deles foram medidas as seguintes variáveis: comprimento do fruto (CF), largura do fruto (LF), espessura do fruto (EF) e porcentagem de umidade dos frutos (UF%); comprimento das sementes (CS), largura da semente (LS) e umidade das sementes (US%). Essas variáveis foram avaliadas o mais rapidamente possível após a coleta dos frutos, já que estas dependem do fruto fresco. Além dessas variáveis que dependiam do fruto fresco, realizou-se, também, a determinação da massa seca dos frutos (MSF), massa seca das sementes (MSS), medições essas feitas após a secagem dos frutos e das sementes. Para cada uma das variáveis foram feitas cinco repetições e os resultados foram submetidos ao teste de Tukey a 5% de probabilidade pelo Software Sisvar. Para as variáveis relacionadas as dimensões (comprimento, largura e espessura), tanto nos frutos como nas sementes, as maiores médias foram obtidas pelos frutos verdes, uma vez que essas dimensões tem um decréscimo com o amadurecimento do fruto, comprovado pelas menores médias apresentadas pelos frutos MA e MP. Em contrapartida, tanto para os frutos como para as sementes, observou-se que os frutos mais maduros apresentam maior matéria seca, comprovando uma relação direta entre o amadurecimento dos frutos e o aumento da matéria seca. A partir desse estudo concluiu-se que os estádios de maturação dos frutos de pinhão manso mais adequados a colheita são os mais maduros (MP), que apresentam os maiores índices de massa seca de frutos e sementes, sendo 70,44% e 80,31% respectivamente, sendo que conforme estudos prévios a quantidade de matéria seca esta positivamente relacionada com o acúmulo de óleo nas sementes.