0006

Título
ARRASTE DE CU2+ E ZN2+ NA SOLUÇÃO ESCOADA DEVIDO AO USO DE ADUBAÇÃO MINERAL E ORGÂNICA EM SOLO COM DIFERENTES DECLIVES E INTENSIDADES PRECIPITAÇÃO

Aluno: Camila Jussara Schmidt - PIBIC/CNPq - Curso de Agronomia - Campus Palotina (MT) - Orientador: Jonathan Dieter - Departamento de Agronomia - Área de conhecimento: 50101056 - Palavras-chave: reúso agrícola ; qualidade da água ; escoamento superficial - Colaborador: Roger Nardi, Simone Damasceno Gomes.

A aplicação continuada de água residuária da suinocultura (ARS) em solos agrícolas pode levar ao acúmulo no solo de metais pesados, principalmente nas primeiras camadas, o que contribui para que ocorram perdas através de enxurradas, com danos econômicos e ambientais. O objetivo deste estudo foi avaliar a poluição difusa referente ao cobre total (Cu2+) e ao zinco total (Zn2+) no material de escoado da superfície quando da aplicação de doses de ARS e adubação mineral (ADM) ao solo cultivado com milho com diferentes declividades (i) e submetido a diferentes intensidades de precipitação simulada (Ip). Utilizou-se o delineamento composto central rotacional (DCCR), em planejamento fatorial completo 24, com pontos axiais (?=(2n)1/4), totalizando 28 ensaios. Os ensaios são independentes e consistiu da aplicação de doses de ARS (0, 75; 150; 225 e 300 m3.ha-1) juntamente com doses de ADM (0, 25, 50, 75 e 100% recomendadas para a cultura) sobre parcelas de solo de 0,70 m2 com diferentes declives (i) (4, 9, 14, 19 e 24 %), seguido da simulação da Ip (45, 60, 75, 90 e 105 mm.h-1) em dois períodos, logo após aplicação das adubações e semeadura (APA) e após a colheita do milho (APC). Após o início do escoamento superficial, simulou-se a Ip por um período de 72 minutos, coletando-se a solução escoada da superfície ao final do ensaio. As amostras foram aciduladas a pH<2 com ácido nítrico (HNO3) e armazenadas a 4ºC, conforme a NBR 9898. Tratamento preliminar dasamostras consistiu na digestão completa com ácido nítrico (HNO3) e sulfúrico (H2SO4) conforme metodologia descrita na NBR 13809. A determinação do teor de Cu2+ e Zn2+ será realizada em espectrometria de absorção atômica. Com os resultados será construído o diagrama de Pareto para determinar os fatores independentes significativos ao nível de 5%, ajustando-seum modelo de regressão linear múltipla para correlacionar os fatores independentes significativos com as variáveis respostas. Os modelos serão validados pelo teste ""F"" a 5% de significância. Com os resultados espera-se gerar informações visando melhorar as recomendações de adubação orgânica na região Oeste do Paraná. Aliado a isso, obter informações sobre a capacidade de suporte dos solos da região em receber aplicações de ARS, combinada ou não com a ADM, atreladas a fatores (Ip e i) que influenciam no mecanismo de transporte, visando minimizar os impactos ambientais da utilização dessa fonte orgânica de nutriente. Presume-se que as informações geradas poderão ser utilizadas para melhorar a assistência técnica aos agricultores que fazem uso da ARS.