9006

Título: Gente e Livros

Coordenador: Carmen Sá Brito Sigwalt
Vice-coordenador:  Ligia Regina Klein
E-mail: carmensbs@ufpr.br
Setor do coordenador: Educação
Docentes participantes:
Técnicos administrativos participantes:
Alunos Bolsistas: Renata  Gueno;  Sabrina Fiorese
Área temática:  Educação

O presente Projeto faz parte do Programa Qualificação de Professores Alfabetizadores e tem como pressuposto a articulação do Ensino, da Pesquisa e da Extensão de maneira inter e multidisciplinar. Os eixos que norteiam o Projeto são a alfabetização, o letramento, o lúdico e a literatura, e o seu objetivo é despertar o gosto pela leitura. As ações do Projeto ocorrem em conjunto com as do Projeto Oficinas Pedagógicas, acontecendo também em duas escolas: a Escola Municipal Jardim das Graças no município de Colombo/PR, onde são atendidos dez alunos de terceiro ano do Ensino Fundamental, e na Escola Municipal Pedro  Alberto Costa em Bocaiúva do Sul/PR, atendendo duas turmas do segundo ano do Ensino Fundamental. Estas ações acontecem nas escolas uma vez por semana, com atividades de contação de histórias e com momentos destinados para leitura.
Nestes momentos são disponibilizadas caixinhas com diversos livros de literatura infantil, para que cada aluno escolha um livro para realizar a sua leitura e depois eles são convidados a compartilhá-la com seus amigos e familiares. Com estas atividades busca-se despertar o gosto pela leitura e desenvolver neles este hábito. O Projeto também conta com uma sala no prédio da reitoria da  Universidade, nesta sala há um acervo de livros de literatura, além de uma  textoteca organizada pelos bolsistas que já passaram e alimentada pelos que estão no projeto. Esta sala ainda tem como objetivo desenvolver atividades de contação de história para a comunidade externa e interna da universidade, porém este ainda não se concretizou pelo número reduzido de bolsistas (apenas dois). O Projeto é considerado como válido, pois o gosto pela leitura é essencial para a vida dos alunos, além de auxiliar no processo de alfabetização, e esta capacidade vem sendo desenvolvida nos alunos atendidos.
Em síntese estas ações além de despertar o gosto pela leitura contribuindo assim, para a formação de leitores autônomos e críticos, também colabora para a formação docente dos bolsistas participantes.

Palavras-chaves: alfabetização, letramento, leitura, lúdico