9005
Título: Adote os cães da ufpr
Coordenador: Palloma Rose
Vice-coordenador: Alexander Welker Biondo
E-mail: palloma.rose@ufpr.br
Setor do coordenador: Agrárias
Docentes participantes: Alexander Welker Biondo, Ivan Roque de Barros Filho
Técnicos administrativos participantes: Evelyn Carvalho Martins Tsumanuma, Regina Celia Gradowski Farias da Costa
Alunos Bolsistas: Ana Helen Baudisch, Fernanda Tieme Iwaya
Alunos Voluntários: Emanuelli Vilela Gonçalves, Evelyn Cristine da Silva, Larissa Rachel Wolf, Leandro Kruger, Maiara Costa, Nathalia Terra Ferreira e Souza, Patrícia Medeiros, Raissa Souza Kusdra
Área temática: Meio Ambiente
O projeto Adote os cães da UFPR foi criado com o intuito de promover a guarda responsável e bem-estar animal, tendo em vista o número crescente de animais domésticos que vivem em situação de abandono nos campi da universidade. Com o projeto visamos salientar e disseminar essas questões dentro do âmbito universitário e social. Nosso objetivo é conscientizar os alunos da UFPR e a população em relação ao abandono, maus tratos e ajudar os animais em situação de abandono, de forma que os que vivem dentro dos campi sejam direcionados a lares responsáveis. Também visamos garantir segurança à comunidade universitária, para evitar casos de ataques. Assim, os alunos participantes adquirem conhecimentos relacionados à guarda responsável, bem-estar animal, ações educativas, leis envolvendo os animais assim como conhecimentos específicos sobre a área de medicina veterinária do coletivo. O trabalho envolve o uso de ferramentas de mídias sociais, para o projeto alcançar maior número de pessoas e haja interação. Planejamos realizar campanhas dentro dos campi a fim de conseguir atingir especificamente a comunidade que convive diariamente com os animais abandonados, assim como para auxiliá-los, tendo em vista que muitos já sofreram ataques. Portanto, a relação entre estudantes de Comunicação Social e Medicina Veterinária é indispensável para o bom desenvolvimento do projeto Adote os cães da UFPR. O monitoramento do fluxo dos animais nos campi é realizado pelos alunos do projeto bem como por colaboradores, como professores e funcionários da Universidade. Os animais são identificados por microchipagem, vacinados contra raiva e doenças espécie-específicas, recebem tratamento contra endo e ectoparasitas e esterilizados cirurgicamente. O pré-requisito para que a esterilização cirúrgica seja realizada é que o animal possua lar temporário para receber os cuidados necessários no pré e pós-operatório. Após os procedimentos citados o animal se torna apto para a adoção, seja através de feiras ou divulgação em mídias sociais. O projeto também realizará ações educativas de guarda responsável dentro da comunidade universitária e capacitação de vigias e funcionários de limpeza para lidar com a questão do abandono dentro dos campi.
Desta forma, esperamos conseguir conscientizar os estudantes da Universidade, assim como os demais cidadãos atingidos pelo projeto, para que o abandono de animais não se agrave. Proporcionar o bem-estar e segurança dos animais que fazem parte do projeto, tirando-os de situação de risco, assim como o maior conhecimento acerca de guarda responsável.
Palavras-chave: guarda responsável, conscientização, animais abandonados, segurança.