8384
Título: PBMIH - Português brasileiro para imigração humanitária
Projetos vinculados:
Programa ao qual é vinculado:
Coordenador: João Arthur Pugsley Grahl
Vice-coordenador: Lucia Cherem
E-mail: joarthur@gmail.com
Setor do coordenador: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Docentes participantes:
Técnicos administrativos participantes:
Alunos Bolsistas: Sarah dos Santos Gouveia; Tatiane dos Santos Sledz
Alunos Voluntários:
Área temática: Educação
Resumo:
Este projeto pretende abarcar cursos, oficinas, seminários, ciclos de leitura que proporcionem aos refugiados haitianos e sírios uma maior integração na sociedade. Para isso ensinaremos português como língua estrangeira. O projeto se justifica em 3 eixos principais. Em primeiro lugar estamos atuando na inclusão dos refugiados, a princípio creolofones (a língua materna do Haiti é o créole) e arabofones, na sociedade curitibana. Em segundo lugar quanto à prática educacional: Temos em cada turma um coordenador que trabalha com vários voluntários, alunos do curso de letras em sua maioria, mas não necessariamente. Os alunos preparam a aula juntamente com o coordenador. Temos notado que este contado tem sido extremamente importante para os nossos alunos no sentido de ensiná-los a desenvolver uma metodologia de ensino voltada às necessidades do público. O terceiro eixo tem a ver com o segundo, pois já temos pesquisas em desenvolvimento sobre fonética do créole (língua falada pelos haitianos), estatística do público, metodologia de letramento, além de artigos sobre o próprio projeto para mostrar a metodologia de ensino desenvolvida. O projeto atua junto com um projeto de assistência jurídica do direito e da informática e procuramos fazer com que outras áreas da universidade se envolvam para formar um grande programa de extensão.
Palavras-chave: Haitianos, Sírios, ensino de português.