8370
Título: Projeto trânsito e cidadania
Projetos vinculados:
Programa ao qual é vinculado:
Coordenador: Alessandra Sant'Anna Bianchi
Vice-coordenador: Carlos Augusto Serbena
E-mail: bianchi@ufpr.br
Setor do coordenador: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Docentes participantes: Alessandra Sant'Anna Bianchi; Carlos Augusto Serbena; Joanneliese de Lucas Freitas
Técnicos administrativos participantes:
Alunos Bolsistas: Alline Flores e Brito; Ana Paula Ireno dos Santos; Eleine Shivallier Spinelli Freitas; Kassiely Pereira de Oliveira de Sá Maranhão; Lívia Gomes Reis; Raíssa Mayumi Adames Tateishi; Rebecca Nóbrega Ribas Gusso; Rhana Paula de Araújo Ribas; Sorane Cristina
Alunos Voluntários: Alessandra Cristina dos Santos; Angela Helena Fasolin; Anna Antunes, Carla Saturnina Barreto Rodrigues; Caroline da Silveira; Daiane Belemer dos Santos; Gabriela Martins; Juliana da Costa Menezes; Karen Alves; Karin Juliana Daffinyn da Silva; Katiane Janke; Layane Priscila da Silva; Leticia Carol Gonçalves; Marcos Nazario; Sandra Izabel Vieceli; Stefanie Leyser; Suzanne Pugsley Werner; Talissa Macedo Correia; Thalita De Moraes Goncalves; Valdinele Batista Schulze.
Área temática: Educação
Resumo:
O trânsito é um tema recorrente para os cidadãos brasileiros e mundiais, pois negligências e desconhecimentos geram elevados índices de acidentes. Dessa forma, este tema é considerado um dos maiores problemas de segurança e saúde pública, sendo fundamental incluí-lo no âmbito educacional. O projeto Trânsito e Cidadania, por meio da ação específica Ciranda do Trânsito, tem como objetivo discutir com crianças de dois a dez anos de idade a forma mais segura de fazer parte do trânsito. São apresentadas diversas possibilidades para esta participação, seja o indivíduo como pedestre, ciclista ou acompanhante no carro. Inicialmente é feita uma capacitação para a equipe executora, por meio de seminários, palestras e discussões. Nessa capacitação são abordados temas referentes à psicologia do desenvolvimento, psicologia do trânsito e a metodologia do projeto. Também é realizada uma simulação da aplicação do projeto em uma escola, a fim de treinar os novos integrantes do projeto. Após esta fase, os próximos procedimentos correspondem a: contato com as escolas, apresentação do projeto às professoras e a equipe pedagógica, aplicação do projeto, avaliação do mesmo pelos professores e alunos da escola visitada e discussão dessas avaliações e das dificuldades enfrentadas pelos expositores do projeto. A atividade com as crianças é desenvolvida em torno de quatro cenários lúdicos, nomeados como: "Todos fazem parte do trânsito", "Criança na rua, só anda acompanhada", "Bicicleta, só de capacete" e "Lugar de criança dentro do carro, é na cadeirinha". A aplicação é realizada em torno de vinte minutos por grupo de dez crianças, com duração média por cenário de cinco minutos. No período compreendido entre julho de 2013 e junho de 2014 mais de 2750 crianças, distribuídas em escolas de Curitiba e região metropolitana, participaram do projeto. A análise das avaliações de professores e alunos indicam a aprovação e a opinião positiva relativa ao projeto, sugerindo sua continuidade. Essas avaliações também são discutidas nas supervisões do grupo e as críticas e sugestões de melhorias para o projeto avaliadas e implementadas quando técnica e teoricamente viável. O projeto tem se desenvolvido no tripé ensino-pesquisa-extensão. As atividades de ensino desenvolvidas na capacitação, justamente com aquelas próprias do curso de psicologia habilitam a equipe para a extensão. A necessidade de avaliar a extensão, por sua vez, promoveu o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, seja de análise de dados como de estruturação de apresentação de resultados em eventos científicos.
Palavras-chave: trânsito, prevenção, educação.