8369

Título: Controle populacional de cães e gatos no contexto social das populações carentes

Coordenador: Fabiola Bono Fukushima
Vice-coordenador: Olicies da Cunha
E-mail: fa.bono@gmail.com
Setor do coordenador: Campus Palotina
Docentes participantes: Anderson Luiz de Carvalho; Fabíola Bono Fukushima; Flavio Shigueru Jojima; Monica Kanashiro Oyafuso; Olicies da Cunha
Técnicos administrativos participantes: Anúzia Cristina Barini Nunes; Márcio Hamamura; Pedro Argel Zadinelo Moreira.
Alunos Bolsistas: Amanda Voltarelli Gomes; Francine Corrêa
Alunos Voluntários: Ana Clara Batisti Pasquali; Ana Paula Bandeira; Ana Paula Horn; Bárbara Amanda Bebber; Beatriz Graça Gonsalves; Bruna Caroline dos Santos; Bruna Vieira Lemke; Claudia Derussi de Souza; Daiana Harmatiuk; Debora Novaski; Dhyego Thomazoni; Diogo Czornobai; Eloisa Muehlbauer; Elton Rodrigues dos Santos; Fernanda Michelon; Flavio Torres do Nascimento; Giovane Baron Quinaglia; Giovane Franchesco de Carvalho; Gustavo Alessio Trevisan; Isabella Faria Vieira; Jessica Naiara Voitena; Joelson Felipe Custódio; Joyce Alves Paulino; Juliana Figueredo Vizzu; Juliana Teixeira Druziani; Karen Prokoski; Karin Regina Gabriel; Kira Maria Agostini; Mallu Jagnow Sereno; Marcela Cristina de Cezaro; Márcia Paula Ening; Marla Schneider; Milena Giovana Magrin; Pâmela Disarz; Patricia Grolli; Patrícia Rafaela Wickert; Priscila Pereira; Rafael Steffens; Raquel Fátima Heintze; Raysa Fernanda Ávila; Rodrigo Tomén Guimarães; Stela Veit Perius; Tairine Cabral da Luz; Thays Spolaor; Thiago Menestrina Ricardo; Thyara Caroline Weizenmann; Vanessa Lais Covatti.
Área temática: Saúde

Resumo:
Cães e gatos errantes em centros urbanos e áreas rurais estão diretamente relacionados a problemas de saúde pública, incluindo a transmissão de doenças como verminoses, larva migrans cutânea, raiva, leptospirose e leishmaniose, contaminação ambiental por dejetos e lixo, acidentes e danos a propriedades pública e privada. Assim, o crescimento indiscriminado da população desses animais possui implicações sanitárias, sociais e humanitárias preocupantes. Nesse sentido, a implantação de programas de controle da população de cães e gatos nas cidades é fundamental para efetivação de um programa integrado de controle de zoonoses. Contudo, tal controle tem sido um desafio constante para os órgãos públicos. Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que os três pilares para o controle efetivo de cães e gatos incluem a redução da proporção de fêmeas férteis, o controle da reprodução e a garantia da saúde e do bem-estar desses animais. Baseadas nessas diretrizes, o presente projeto de extensão teve como objetivo auxiliar no controle populacional de cães e gatos no município de Palotina. No período de fevereiro de 2013 a maio de 2014, o projeto contou com a participação de cinco docentes, 40 discentes, 14 residentes, dois médicos veterinários e um técnico em ensino do curso de Medicina Veterinária e do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná, Campus Palotina. As atividades incluíram a castração de cães e gatos, machos e fêmeas e a educação da população. No período supracitado, um total de 117 animais foram submetidos a esterilização cirúrgica, destes, 60 (51,3%) eram machos e 57 (48,7%) eram fêmeas. A maioria dos animais (70,9%) eram da espécie canina e 29%, felina. Todos os pacientes foram selecionados utilizando-se um questionário sócio-econômico ou a indicação direta da Organização Não-Governamental São Francisco de Assis (ASFA), sendo que todos os eram provenientes de famílias de baixa renda. Os proprietários de todos os pacientes submetidos a intervenção cirúrgica receberam informações a respeito de cuidados básicos, posse responsável, não abandono de animais, verbalmente e por material de divulgação impresso. Diante do exposto, pode-se concluir que este projeto de extensão pode contribuir com a população carente do município de Palotina para o controle populacional de cães e gatos, sendo fundamental o estabelecimento de parceria com a prefeitura para a continuidade do projeto e a efetividade das medidas estabelecidas pela OMS.

Palavras-chave: cão, gato, controle populacional.