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Título: Atendimento em saúde mental na infância e adolescência - segunda edição
Projetos vinculados: - Atendimento neuropsicológico de crianças e adolescentes com transtorno mental - Atendimento neuropsicológico de crianças e adolescentes portadoras de TDAH e transtorno de aprendizagem
Coordenador: Sergio Antonio Antoniuk
Vice-coordenador: Isac Bruck
E-mail: antoniuk@ufpr.br
Setor do coordenador: Setor de Ciências da Saúde
Docentes participantes: Francisco Jaime Lopes Barbosa; Isac Bruck; Sergio Antonio Antoniuk
Alunos Bolsistas: Ana Flavia Machado; Daiane Alex Seccon de Azevedo; Gabriella Hundertmarck Vieira; Henrique Shody Hono Batista; Lucas Thierry da Silva Gonçalves; Manuela Lucas de Mélo; Mariana Richartz; Marjorie Rodrigues Wanderley; Vanessa Furlin; Paulo Sergio Beirão Jun
Área temática: Saúde
Resumo:
CONTEXTUALIZAÇÃO: O programa funciona através dos ambulatórios da psiquiatria, neurologia, neuropsicologia e fonoaudiologia realizando atendimentos para crianças e adolescentes. Esses atendimentos são realizados no Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas (CENEP). Resultados de estudos epidemiológicos, como os relatados por Cantwell (1999) indicam a prevalência de psicopatologia infantil clinicamente significativa em cerca de 22% da população. Além disso, foi evidenciado que uma em cinco crianças e adolescentes na população em geral tem um transtorno psiquiátrico clinicamente significativo. Tendo em vista a alta taxa das psicopatologias que afetam as crianças e os adolescentes, faz-se necessário o trabalho preventivo com o objetivo de reduzir riscos e danos na vida futura dessa população. OBJETIVOS: Este programa tem como finalidade atender crianças e adolescentes a nível ambulatorial em diversas especialidades, e, realizar orientações para os pais e escolas. Além disso, visa o aprimoramento científico dos profissionais e alunos e a realização de pesquisas. MATERIAL E MÉTODOS: Todos os atendimentos são realizados no Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas (CENEP). Há a utilização de procedimentos diagnósticos, com o uso de escalas de avaliação padronizadas e algoritmos flexíveis de tratamento, baseados em pesquisas clínicas com evidência e o uso de testagem psicológica padronizada e validada. Todos os atendimentos realizados nos ambulatórios passam pela supervisão semanal dos estudantes pelos seus coordenadores. RESULTADOS: O presente programa realizou, em 2013, 4065 atendimentos. Destes, 908 atendimentos aconteceram no ambulatório de psiquiatria, 2349 no ambulatório de neurologia, 446 no ambulatório de fonoaudiologia e 362 no ambulatório de neuropsicologia. A partir desses atendimentos foram publicados em congresso dois trabalhos, sendo que um deles recebeu o prêmio de Menção Honrosa, bem como fomos selecionados para concorrer ao premio Proext 2015 na linha temática da saúde.CONCLUSÃO: Tendo-se em vista tudo o que foi apresentado nota-se que este programa de extensão universitária vem preencher um hiato na área universitária de saúde mental na infância e adolescência em termos de aprofundamento do conhecimento, da atividade docente-assistencial e do desenvolvimento de investigação científica. O programa favoreceu em muito a extensão, o ensino e a pesquisa tendo como beneficiado o extensionista, a comunidade e o ensino acadêmico.
Palavras-chave: avaliação neuropsicológica, psiquiatria infantil, neuropediatria.