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Título: Atendimento neuropsicológico de crianças e adolescentes portadoras de TDAH e transtorno de aprendizagem
Programa ao qual é vinculado: Atendimento em saúde mental na infância e adolescência - segunda edição
Coordenador: Sergio Antônio Antoniuk
Vice-coordenador: Isac Bruck
E-mail: antoniuk@ufpr.br
Setor do coordenador: Setor de Ciências da Saúde
Docentes participantes: Isac Bruck; Sergio Antônio Antoniuk
Alunos Bolsistas: Ana Flavia Machado; Daiane Alex Seccon de Azevedo; Gabriella Hundertmarck Vieira; Henrique Shody Hobo Batista; Lucas Thierry da Silva Gonçalves; Manuela Lucas de Mélo; Mariana Richartz; Marjorie Rodrigues Wanderley; Paulo Sergio Beirão Junior; Vanessa Fur
Área temática: Saúde
Resumo:
Dados da literatura apontam que indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Aprendizagem (TA) possuem grande probabilidade de apresentar dificuldades cognitivas e acadêmicas, sociais, familiares e profissionais quando não forem tratados adequadamente. A prevalência de TDAH em crianças em idade escolar é de, aproximadamente, 3 a 5%. Há também a prevalência de comorbidades em 30 a 50% dos casos, abrangendo Transtornos Disruptivos do Comportamento, Transtorno de Conduta (TC) e Transtorno Opositor Desafiante (TOD). Já a taxa de comorbidade com TA é de 10 a 25%. Dessa forma, visando contribuir com o tratamento e diagnóstico diferencial de crianças e adolescentes com TDAH e TA, o atual projeto tem como finalidade oferecer atendimento neuropsicológico às crianças e adolescentes provenientes do Sistema Único de Saúde com TDAH e TA os quais são acompanhados no ambulatório de neuropsicologia do CENEP. Os alunos extensionistas através da utilização de um protocolo composto por anamnese, escala de avaliação em saúde mental e aplicação de testes neuropsicológicos, realizam triagens e avaliações neuropsicológicas com a finalidade de diagnóstico diferencial e/ou análise de comorbidade. Após aplicação dos testes são realizadas correção da testagem, supervisões e discussão dos casos com equipe multidisciplinar composta por neuropediatra, psiquiatra infantil, terapeuta ocupacional, serviço social, psicopedagogos. Após conclusão são realizadas devolutivas aos familiares e para as escolas com a entrega do laudo neuropsicológico. No período de junho de 2013 a junho de 2014 o ambulatório realizou 180 atendimentos. Pudemos, através destas avaliações, observar que o diagnóstico e a devolutiva serviram para que família e escola pudessem ter maior consciência do que seus filhos e alunos apresentavam. Além disso, foi possível fazer diversos encaminhamentos para tratamento como: sala de recurso, pedagogia especializada, sala multifuncional, atendimento oftalmológico, atendimento otorrinolaringológico, inclusão acadêmica, adaptação curricular, atendimento psicológico, continuidade no atendimento psiquiátrico, atendimento neuropediátrico, com a finalidade de redução de risco psicossocial na vida destas crianças e adolescentes. A partir destas avaliações os dados serão compilados com a finalidade de tratamento estatístico e publicação. Ademais, os extensionistas participaram de formação em saúde mental e de congressos.
Palavras-chave: neuropsicologia, TDAH, transtorno de aprendizagem.