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Título: Brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento biopsicossocial: ações extensionistas para promoção da saúde e do desenvolvimento

Projetos vinculados:
Programa ao qual é vinculado: Programa: "Acessibilidade e inclusão: semeando arte"
Coordenador: Marília Pinto Ferreira Murata
Vice-coordenador: Afonso Takao Murata
E-mail: mariliamurata@gmail.com
Setor do coordenador: Setor Litoral
Docentes participantes: Afonso Takao Murata; Marília Pinto Ferreira Murata
Técnicos administrativos participantes:
Alunos Bolsistas: Ana Paula Brito de Oliveira; Natália dos Santos Esteves
Alunos Voluntários: Adilson Krumheuer de Azevedo; Cíntia de Souza Rodrigues; Emily Bauer Machado; Leon Martins Boava; Tainara Piontkoski Maldaner
Área temática: Educação

Resumo:
O ato de brincar e as atividades lúdicas estimulam o desenvolvimento integral de forma prazerosa e podem ser utilizados em qualquer etapa da vida. O objetivo deste projeto é desenvolver materiais e ações lúdicas voltadas para promoção do desenvolvimento biopsicossocial e qualidade de vida de crianças e idosos. Sua metodologia envolve realização de reuniões orientação/discussão, revisões de literatura, confecção de materiais, diagnóstico participativo, que embasa as intervenções, avaliações periódicas, que possibilitam adequação às necessidades e ao processo de desenvolvimento do público-alvo. Busca envolver os participantes em todas as etapas de execução do projeto a fim de ampliar as possibilidades de formação/capacitação, viabilizar novas formas de atuação, trocas de experiências, envolvimento, autonomia, adequação e continuidade das ações. Foram desenvolvidos programas de intervenção psicomotora com dois grupos de crianças de uma escola de Pontal do Paraná (um grupo com dificuldades de aprendizagem e outro com deficiência). A avaliação inicial das crianças, feita por meio da Escala de Desenvolvimento Motor, indicou atraso motor nos dois grupos, sendo que para o grupo com dificuldades de aprendizagem foi constatado atraso motor médio de 16 meses em relação à idade cronológica. Após a realização de intervenções, 91,6% dessas crianças atingiram o nível normal médio e 8,3% normal alto. As crianças relatavam realizar poucas atividades físicas e preferência por alimentação rica em carboidratos, açúcares e gorduras, o que levou a realização de avaliações antropométricas, levantamento do tipo prioritário de atividade física e de alimentação que embasaram atividades de educação em saúde com todas as crianças do 1º ao 5º ano. Foram realizados programas de educação ambiental em duas escolas em Paranaguá e de educação em saúde e estimulação em um Centro de Convivência de Idosos em Pontal do Paraná, que se basearam nos princípios expostos e utilizaram o lúdico para desenvolver suas ações. Foram oferecidos módulos optativos, em que estudantes de outros cursos participaram, promovendo troca de experiências. As ações desenvolvidas se basearam na prática da dialogicidade, interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, colocando em prática conhecimentos obtidos em sala de aula e retornando para ela conhecimentos da extensão; realizando pesquisa participante; promovendo participação e retorno para as comunidades parceiras, universitária e científica, obtendo positivos ganhos acadêmicos, profissionais e sociais.

Palavras-chave: desenvolvimento biopsicossocial, atividades lúdicas, promoção da saúde.