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Título: Recursos didáticos para educação em solos

Programa ao qual é vinculado: Programa solo na escola/UFPR
Coordenador: Vander de Freitas Melo
Vice-coordenador: Valmiqui Costa Lima
E-mail: projetosolonaescola@gmail.com
Setor do coordenador: Setor de Ciências Agrárias
Docentes participantes: Vander de Freitas Melo; Valmiqui Costa Lima; Marcelo Ricardo de Lima; Valentim da Silva
Alunos Bolsistas: Leiken Laura Weber; Renata Moreira da Silva; Thatiane Buba; Bruna Ohana da Silva; Gabriela Nicolau Maia; Cassiano Emilio de Sousa; Vinicius Macedo Prestes
Alunos Voluntários: Pamela Suellen Salvador Dutra
Área temática: Meio Ambiente

Resumo:
O solo, juntamente com o ar, água e energia solar, é um dos responsáveis pela existência da vida em nosso planeta. No entanto, apesar de seu relevante papel, o solo vem sendo progressivamente degradado devido a usos inadequados a ponto de diminuir em muito o seu potencial para sustentar o crescimento vegetal e outras funções ambientais. É de se enfatizar que o solo, na escala antropológica, pode ser considerado um recurso natural não renovável. Segundo a ONU aproximadamente 40% dos solos do planeta já se encontram altamente degradados. Os livros didáticos da educação básica geralmente apresentam este conteúdo de forma pouco interessante, descontextualizada, ou até mesmo equivocada. O objetivo geral deste projeto é desenvolver, aprimorar, avaliar e validar material didático sobre solos para professores e escolares da educação básica, baseado nos atuais conhecimentos técnicos e científicos, com uma linguagem apropriada e acessível. Este objetivo geral será atingido através das seguintes ações: a) Produzir suportes didáticos educativos (experimentoteca, vídeos, cartilhas, painéis, etc.) sobre solos; b) Propiciar integração com editores e autores visando o aperfeiçoamento de livros didáticos; c) Divulgar os suportes didáticos desenvolvidos pelo projeto e outros projetos similares; d) Avaliar os suportes didáticos existentes ou desenvolvidos. Ressalta-se que este projeto não se limita à produção do material didático, mas, ao estar articulado dentro do Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR, também busca espaços privilegiados para avaliar e validar materiais produzidos. Como resultados iniciais do projeto, implantado neste ano de 2014, podem ser destacados: a) Colaboração na publicação da cartilha “Conhecendo os Principais Solos do Município de Matinhos” em parceria com o Projeto Areia na Escola; b) Elaboração da cartilha “Conhecendo os Principais Solos da Região Metropolitana de Curitiba” em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; c) Elaboração de novos roteiros que compõe a experimentoteca de solos; d) Início da avaliação do conteúdo “solo” nos livros didáticos do PNLD 2013; e) Avaliação de instrumentos didáticos produzidos pelo projeto, em articulação com projeto de pesquisa existente no Departamento de Solos e Engenharia Agrícola; f) Apresentação de trabalhos durante o VII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos; g) Elaboração de materiais que serão utilizados na disciplina “Solos na Educação Básica” que deverá ser ofertada aos cursos de licenciatura; h) Manutenção e ampliação do site e fan page do projeto na Internet.

Palavras-chave: ensino de solos, educação básica, livro didático.