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Título: Floresta-escola

Coordenador: Daniela Biondi Batista
Vice-coordenador: Antonio Carlos Batista
E-mail: dbiondi@ufpr.br
Setor do coordenador: Setor de Ciências Agrárias
Técnicos administrativos participantes: João Lopes de Jesus
Alunos Bolsistas: Gustavo Wassem; Natália Antunes; Reinhold Portelinha
Alunos Voluntários: Dioney Perego; Alexandre Tokarski; Angeline Martini; Carolina Soldera; Gabriele Calle; Eliton Eziel Silverio Junior
Área temática: Meio Ambiente

Resumo:
Acredita-se que a construção de valores nos indivíduos e o aprimoramento da relação do ser humano com o meio ambiente poderão ser alcançados com o exercício da educação ambiental. Neste sentido, o projeto de extensão Floresta-Escola tem por objetivo estimular a conscientização de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas por meio de práticas de educação ambiental não-formal através de palestras e excursões em trilhas. A trilha, onde se realiza este projeto, tem um percurso de aproximadamente 750 metros de extensão no remanescente de Floresta Ombrófila Mista com Araucária, conhecido por Capão do Tigre, localizado no Campus III da Universidade Federal do Paraná, Jardim Botânico, Curitiba. A observação direta da flora juntamente com diversas dinâmicas educativas, auxiliam os estudantes no aprendizado e os torna disseminadores de boas práticas para seus familiares e amigos, tais como: reciclar, reutilizar e reduzir o consumo. Essas ações aumentam a conscientização da população para que se possa conservar mais a vida do planeta. O monitoramento destas atividades é realizado por acadêmicos do curso de Engenharia Florestal. Durante o período de 2013 (2° semestre) e 2014 (1° semestre) foram recebidas 409 crianças de 9 escolas para as atividades educativas da trilha. Foram proferidas palestras para 410 crianças de 14 escolas públicas, que abordaram principalmente o tema “Curitiba a capital ecológica”, assunto selecionado pela comunidade. As avaliações feitas com os estudantes das escolas participantes, possibilitaram dimensionar o que foi aprendido durante as palestras e suas maiores dificuldades. A avaliação dos professores das escolas atendidas indicou que as informações transmitidas pelo projeto são condizentes com os temas desenvolvidos em sala de aula. A distribuição das “Cartilhas do Professor” e das “Cartilhas dos Estudantes” aos participantes, material elaborado pelo projeto, provavelmente irá garantir uma recapitulação dos conhecimentos adquiridos. O projeto é uma grande oportunidade para que os acadêmicos coloquem em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, pratiquem a habilidade de oratória e auxiliem na construção de um futuro melhor.

Palavras-chave: educação ambiental, trilha, escolas públicas.