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Título: Relato sobre as práticas da musicalização infantil do litoral

Projetos vinculados:
Programa ao qual é vinculado:
Coordenador: Débora Regina Opolski
Vice-coordenador: Judson Lima
E-mail: deboraopolski@gmail.com
Setor do coordenador: Setor Litoral
Docentes participantes: Débora Regina Opolki; Gisele Kliemann; Judson Lima
Técnicos administrativos participantes:
Alunos Bolsistas: Alexandre Cassou; Janaina Lemos Nogueira; Rodrigo Augusto de Jesus
Alunos Voluntários: Nathessa Ludinghausen Wolff
Área temática: Educação

Resumo:
O objetivo do Projeto de extensão Musicalização Infantil da UFPR Litoral é promover a integração da universidade com a comunidade, ampliando os espaços culturais, e assim trazendo acessibilidade através das aulas coletivas gratuitas, que visam à iniciação musical de bebês e crianças, com a faixa etária de 01 a 07 anos de idade. Em 2012, na fase de implantação, tivemos o início das atividades com um módulo de Interações Culturais Humanísticas (ICH), com o tema Musicalização Infantil. Em 2013, já como projeto de extensão, direcionamos as atividades, aperfeiçoando a metodologia e o plano de aula, e por fim realizando uma apresentação ao final do ano, com a qual pudemos verificar o envolvimento da comunidade e a satisfação dos pais e alunos integrantes do projeto. Trabalhamos e estudamos sobre a aprendizagem das crianças e sobre educação musical, aplicando na prática com alunos da comunidade de Matinhos. Os recursos usados para as aulas de musicalização são de natureza lúdica. Por meio de jogos e brincadeiras, parte-se do nível sensorial, trabalhando o corpo de maneira natural até atingir o nível da sensibilidade, responsável pelo aprimoramento do trabalho. Posteriormente chega-se ao nível mental, momento em que as experiências vividas serão compreendidas e teorizadas. No momento o grupo está desenvolvendo aulas para 3 turmas, atendendo crianças de 01 a 07 anos de idade. A metodologia educacional traçada como objetivo para esse projeto parte do princípio da aprendizagem colaborativa. Os alunos trabalham em grupos, pra que possam auxiliar uns aos outros, de acordo com a experiência e a apropriação da vivência musical de cada participante. Aprendizagem por pares, como citado por Ilari (2011). Vários estudos comprovam a importância da música ao ser humano, especialmente às crianças, em fase de desenvolvimento e aprendizado do mundo. Os ganhos que a prática musical nesta fase proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosos, e são para toda a vida. Tivemos bons resultados com as atividades desenvolvidas em 2013 e no início de 2014. No decorrer do ano, para continuação do projeto, temos como objetivo incluir mais efetivamente a utilização do movimento nas atividades musicais, para isso, contamos com aulas de formação que incluem a prática do movimento para utilizar como ferramenta na preparação da aula.

Palavras-chave: música, educação, musicalização.