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Título: Confecção de material didático para o estudo de morfologia macroscópica animal -introdução à zoologia e corpo humano

Coordenador: Edson Antonio Tanhoffer
Vice-coordenador: Claudia Maria Sallai Tanhoffer
E-mail: edsonanta@ufpr.br
Setor do coordenador: Setor de Ciências Biológicas
Docentes participantes: Claudia Maria Sallai Tanhoffer
Alunos Bolsistas: Marina Rosa Stec dos Santos; Newton Gonçalves Trevisan
Alunos Voluntários: Alessandra da Conceição Zanin; Daiana Leila Drehmer; Elisa Dahmer Kilpp
Área temática: Educação

Resumo:
No ensino de Biologia e Ciências a compreensão da morfologia macroscópica prioriza a visão bidimensional, muito mais por fatores logísticos do que pedagógicos. Tal visão, oferecida pelos livros didáticos é o fator limitante mais importante para o domínio destas competências. Modelos tridimensionais de boa qualidade são de custo elevado. Materiais biológicos de procedência conhecida e ética também são infreqüentes, porém, mais importante, a sua preparação e conservação exigem mão de obra especializada, curadoria constante e, mais importante, requerem substâncias químicas no seu preparo que são irritantes, tóxicas ou com potencial de abuso, e.g. formol, álcool, clorofórmio. Podemos, então, perceber a importância em desenvolver uma metodologia simples e de custo reduzido que produza material didático de boa qualidade nesta área. Uma alternativa interessante consiste em emblocar objetos em resina de poliester,uma técnica utilizada em artesanato. Nosso laboratório vem obtendo sucesso ao emblocar neste tipo de polímero material de origem biológica, tanto seco, como ossos, dentes ou plantas desidratadas ou exoesqueletos de artropodos como fatias delgadas de tecidos fixados em formol. A resina acrílica, é facilmente encontrada no comércio especializado, é bastante segura no manuseio. O core desta proposta consistiu na criação oficinas em escolas, previamente contactadas, de ensino médio e fundamental que capacitaram os professores a produzir seu próprio material permanente estabilizado pela resina polimerizada, familiarizando-os com as particularidades e “pequenos truques” do manuseio deste tipo de polímero. Neste contexto foi respeitada a triade de baixo custo, facilidadede manuseio e durabilidade. Esse trabalho propõe a sistematização e avaliação de uma sequencia didática que contemple o conteúdo morfologia animal comparativa e corpo humano aliado ao desenvolvimento de habilidades de investigação científica e autossuficiência. A sequencia foi estruturada nos conteúdos ministrados no ensino fundamental e médio. Organizada em atividades alicerçadas em habilidades de método aliado a valorização da criatividade, tendo como base a teoria de aprendizagem experiencial. As primeiras atividades foram mais estruturadas e menos complexas, tornando-se cada vez menos estruturadas e mais complexas, para o desenvolvimento gradativo de habilidades relacionadas ao aprendizado desta técnica.Neste ponto convém ressaltar que a atual proposta vai muito além da preparação de coleções temáticas em morfologia macroscópica, mas multiplicar uma metodologia desenvolvida para contornar antigas dificuldades de obtenção e manutenção de material didático,assim o educador pode além de formar seu próprio acervo, também tornar-se um multiplicador destas habilidades.

Palavras-chave: resina, anatomia, material didático.