7887
Título: Projeto visitas guiadas na sala didático-expositiva do MAE
Coordenador: Márcia Cristina Rosato
Vice-coordenador: Miguel Alfredo Carid Naveira
E-mail: marciarosato@gmail.com
Setor do coordenador: PROEC
Docentes participantes: Laura Péres Gil; Miguel Alfredo Carid Naveira
Técnicos administrativos participantes: Ana Luisa de Mello Nascimento; Bruna Marina Portela; Douglas Cleverson Fróis; Fábio Luís Gasparello Marcolino, João Roberto Gasparin Kalluf; Márcia Cristina Rosato; Sady Pereira do Carmo Júnior; Renata Cecília Cherobim Rugilo; Regiane Souto Pereira
Alunos Bolsistas: Ingrid Cristini Kroich Frandji; Mylena Peixoto de Mattos
Área temática: Educação
Resumo:
O projeto tem por preocupação possibilitar maior qualidade à visitação realizada pelo público vinculado às escolas, tanto estudantes quanto professores, à Sala Didática do MAE. Neste sentido, os profissionais do museu, docentes e técnicos, capacitam os alunos-bolsistas vinculados ao projeto para conversar com o público durante as visitas às exposições, incentivando a troca segura de informações, provocando questões e estimulando uma visão mais reflexiva sobre a visita ao museu. Para isso, os alunos são apresentados à bibliografias básicas, tratando do acervo de Arqueologia, Etnologia Ameríndia, Cultura e Patrimônio, representados nos objetos expostos na Sala. A partir das discussões e reflexões compartilhadas com a equipe do museu, os alunos reúnem elementos para atuar com o público visitante, apresentando o acervo e propondo discussões acerca do circuito expográfico, bem como de diferentes temas pore les suscitados. Na esfera da educação não-formal, as atividades distinguem-se por possuir maior flexibilidade em relação ao tempo, espaços, conteúdos e metodologias de trabalho; por abordar simultaneamente diversas áreas do conhecimento; por privilegiar a aprendizagem baseada em aspectos do conhecimento prévio, da experiência de vida, do cotidiano dos envolvidos; por trabalhar com a diversidade (etária, étnica, de gênero, econômica, de classe social...) além de possibilitar a participação e o diálogo, entre outras características (CHIOVATTO, 2010). Assim, as visitas guiadas permitem que as pessoas adquiram e acumulem conhecimentos, atitudes e modos de discernimento contrapondo suas as experiências diárias à experiências de outros povos e grupos sociais que, igualmente, regem seus cotidianos por múltiplos significados, alguns deles representados nos objetos que podem visualizar. Portanto, é adequado afirmar que os museus enquanto um espaço que congrega dados, informações, saberes, teorias, discursos, testemunhos, opiniões, histórias e memórias, tem grande capacidade para mediar processos de construção de conhecimentos, e esses conhecimentos podem ser significativamente aferidos por meio das visitas guiadas que tem por intenção contribuir para a formação crítica através dos estímulos que provoca em seu público, tendo como intuito o seu desenvolvimento pessoal e social.
Palavras-chave: público, exposições, produtos didáticos.