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Título: Sem fronteiras: atividade corporais para adultos maduros e idosos
Coordenador: Rosecler Vendruscolo
E-mail: roseclervendruscolo@gmail.com
Setor do coordenador: Setor de Ciências Biológicas
Docentes participantes: Doralice Lange de Souza; Letícia Godoy; Rosecler Vendruscolo
Alunos Bolsistas: Amanda Gabrielly Krama de Matos; Celso Vitor Amaral; Fernando Tortelli Pessoa; Vinicius Machado do Valle
Alunos Voluntários: Jéssica Janaina Costa de Farias; Leonardo Ducci de Almeida
Área temática: Saúde
Resumo:
O Projeto Sem Fronteiras, criado em 1999, desenvolve atividades físicas, sociais e culturais para adultos maduros e idosos residentes em Curitiba e região metropolitana. Suas ações ocorrem no Departamento de Educação Física e no Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Paraná. Os objetivos para com os acadêmicos são atrelados à formação docente a partir das trocas de conhecimento e experiências práticas referentes ao processo do envelhecimento tanto intergerações quanto intragerações. Essa aquisição de saberes é desenvolvida por meio de construção de planejamentos, intervenções, avaliações e análise da prática docente. Aos idosos, o projeto busca a inserção social do ser idoso e ampliação da condição física e psicológica do mesmo. A proposta metodológica compreende as seguintes atividades: ginástica aeróbia, alongamentos, musculação, jogos, esportes, recreação, relaxamentos, festas de datas comemorativas e passeios para a integração dos alunos. A intervenção ocorre terças e quintas feiras das 9hrs às 11hrs e das 14 às 16 horas. Durante a intervenção, os idosos são divididos em dois grupos. Um para a musculação (subdivididos em grupos de acordo com suas anamneses e atestados médicos) e o outro para as demais atividades. Para base teórica dessas ações, o projeto fundamenta-se na promoção da saúde e na educação permanente: Mazo (2001), Neri; Debert (1999), Okuma (1998), Cachioni (2003) e Farinatti (2008), dentre outros. Essa fundamentação permite, juntamente com a observação participante, relatos orais, testes que mostram indicadores físicos e questionários, além dos relatórios finais dos acadêmicos, verificar que o projeto oferece oportunidade de uma formação docente aos acadêmicos, constituindo para a construção de um profissional capacitado para atuar nesta área da Educação Física. Aos idosos o projeto contribui na melhora de algumas capacidades físicas como força, agilidade, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade. Há melhoras também nas funções fisiológicas como na pressão arterial em repouso e, portanto, na manutenção da qualidade de vida. Alem disso, há ganhos nos aspectos psicológicos e sociais, na autoestima e ocorre uma menor dependência para realização de atividades diárias. Enfim, esses indicadores nos mostram não só ganhos fisiológicos, psicológicos, cognitivos e sociais para os idosos, mas também como contribuem aos acadêmicos para uma melhor formação, isto é, permite-se aos mesmos vivenciarem na prática conceitos aprendidos em aulas relacionadas ao grupo parceiro.
Palavras-chave: idosos, atividades corporais e formação docente.