7849
Título: Clube da leitura
Projetos vinculados:
Programa ao qual é vinculado: O mundo mágico da leitura
Coordenador: Rosangela Valachinski Gandin
Vice-coordenador: Luciana Ferreira
E-mail: gandin_valachinski@yahoo.com.br
Setor do coordenador: Setor Litoral
Docentes participantes: Luciana Ferreira
Técnicos administrativos participantes: Rosangela Valachinski Gandin
Alunos Bolsistas: Amanda Olegário de Albuquerque; Andressa de Oliveira Alves; Celia Regina da Silva Xavier; Elisangela Beira; Lucas Daniel Lima de Oliveira Pereira; Marline Silva da Cruz; Tatiellen de Oliveira Rodrigues
Alunos Voluntários: Luciana Aparecida Teixeira Aliano; Thaís Akemy Higuchi
Área temática: Educação
Resumo:
O Clube da Leitura vinculado ao programa PROEC 108/12 O Mundo Mágico da Leitura tem por objetivo apoiar o desenvolvimento da leitura dos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas municipais da região do litoral do estado do Paraná. O trabalho metodológico está ancorado na Pedagogia Histórico-crítica e no modelo interativo de leitura ou dialético, visto que esse modelo compreende que o leitor é um co-autor do texto, porque o texto nunca está acabado, sendo (re)construído na relação com o leitor. Para realização dessa relação, conta-se com a sequencia didática proposta por Isabel Solé (1998) que em síntese significa: a) antes da leitura, procurar ativar os conhecimentos prévios e a elaboração de hipóteses a partir do título e de outros elementos veiculados no texto, na capa e na contra-capa; b) durante a leitura incentivar a elaboração de inferência; e c) por último, a recapitulação que corresponde a construção global do sentido. As metodologias são adotadas nas atividades realizadas pelos acadêmicos na contação de história/dramatização e na leitura, após a realização da avaliação diagnóstica que compreende ouvir os interesses de leitura das crianças e os objetivos do planejamento educacional das escolas e dos centros municipais de educação infantil atendidos pelo programa. Os dados levantados subsidiam a escolha dos textos literários e adaptação para linguagem artística. Como resultados parciais desde 2012, observou-se: uma procura e um envolvimento maior de estudantes universitários na questão da leitura e do letramento para o público infantil; contribuição na formação de plateia e um maior interesse por ouvir histórias e assistir dramatização por parte das crianças. Está previsto para o ano de 2014 a realização de: a) 128 sessões de contação ou dramatização de textos literários; b) 122 rodas de leitura para refletir sobre os temas presentes nos textos literários; d) 11 sessões no contraturno escolar da Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos com atividades de leitura, produção de materiais com as crianças a partir do texto lido e adaptação do texto narrativo em texto para teatro.
Palavras-chave: leitura, contação e dramatização de textos literários, estratégias de leitura.