7817
Título: Genética vai à escola
Programa ao qual é vinculado: ciência vai à escola
Coordenador: Erasto Villa Branco Junior
Vice-coordenador: Elias Karam Junior
E-mail: evbranco@ufpr.br
Setor do coordenador: Setor De Ciências Biológicas
Docentes participantes: Elias Karam Junior; Ives José Sbalqueiro; Mário Portugal Pederneiras
Técnicos Administrativos Participantes: Adial Ribeiro Godoy Junior; Márcia Venzel Messias; Rosi Kugler
Alunos bolsistas: Gabriela Princival Marque; Shaline Mehta Miazaki
Alunos voluntários: Thiago Carlisbino
Área Temática: Educação
Resumo:
O objetivo principal das atividades do Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Paraná é a Educação para a Ciência e, desde o seu inicio, o Programa Ciência Vai à Escola (PCVAE) teve o objetivo de atuar junto aos alunos e professores dos Ensinos Fundamental e Médio com o propósito de levá-los a ter uma visão mais abrangente e profunda da Ciência como um todo e das Ciências Biológicas em particular. Dessa forma, a filosofia desta proposta foi elaborar atividades partindo da questão-problema de como está o ensino da Ciência na escola pública: extremamente expositivo-memorizativo, levando os alunos a memorizar a matéria e não a compreendê-la. As atividades deste projeto pretendem contribuir com a Educação para a Ciência, com a sua divulgação e sua popularização, no sentido de construir uma visão desta área do conhecimento entre nossos estudantes e professores, que seja condizente com o avanço científico e servindo como instrumento de compreensão de outros fenômenos da natureza. Tornar os professores familiarizados com alguns recursos para montagem e desenvolvimento de aulas práticas na área de Genética, aplicáveis a seus alunos. Para tanto, objetiva-se: definir Genética e as áreas a ela relacionadas; definir Ciência, situando a Genética e áreas afins; conhecer o uso das drosófilas como recurso didático; manusear os animais e executar os procedimentos básicos para seu uso e discutir possíveis formas de uso aplicadas às situações específicas propostas pelos professores. No PCVAE estão estabelecidos os princípios teóricos e metodológicos deste projeto, que são fundamentados na concepção construtivista de ensino-aprendizagem. Portanto, como o objetivo último do MCN-SCB-UFPR é a Educação para a Ciência, as atividades do projeto serão todas baseadas no diálogo estabelecido entre os orientadores e os professores, no sentido de fazer que eles construam as noções que norteiam as atividades de toda a Ciência e da Genética em específico. As atividades do projeto constituem-se de discussões em grupo e de atividades práticas orientadas (palestras, minicursos, oficinas etc.), com discussões acerca dos motivos e dos propósitos das atividades. Espera-se como resultado desta proposta melhorar nos professores da rede pública e privada de ensino o nível de compreensão dos mecanismos utilizados pela Ciência em geral e em particular a Genética, na produção do conhecimento.
Palavras-chave: genética, ciência, educação.