6027

Título: Escravidão e formação do estado brasileiro nas fontes judiciais do paraná (1822-1888): descrição de documentos e ampliação de in

Projetos vinculados:
Programa ao qual é vinculado:
Coordenador: Joseli Maria Nunes Mendonça
Vice-coordenador: Pedro Plaza Pinto
E-mail: jmendon123@gmail.com
Setor do coordenador: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Docentes participantes:
Técnicos administrativos participantes:
Alunos Bolsistas: Juliane Bernardes da Silva; Larissa Urquiza Perez de Morais; Milena Gimenez Cabral; Rafael Julião Evangelista, Kauan Cangussu
Alunos Voluntários: não houve
Área temática: Cultura

Resumo:
O projeto, implementado desde maio de 2012, tem como instituição parceira o Arquivo Público do Estado do Paraná. Seu objetivo é contribuir para a ampliação do acesso ao patrimônio histórico, atingindo pesquisadores, professores e interessados na história da escravidão no Paraná, gerando condições formativas aos estudantes da UFPR. As ações visam identificar, descrever e disponibilizar dados sobre documentos do Fundo Poder Judiciário do Arquivo Público, especificamente aqueles que tenham relação com a história da escravidão na província, entre os anos de 1822 e 1888. Trabalhamos com a seguinte metodologia: todos os processos são lidos; aqueles que fazem referência à escravidãosão descritos e seus dados inseridos em uma base de base de consulta aberta. No período foram lidos 346processos, 131 foram descritos, conferidos pela coordenação e inseridos na base de consulta:
http://www.arquivopublico.pr.gov.br/. Dedicamos-nos também à divulgação das suas possibilidades do acervo para a pesquisa e o para o ensino sobre o tema da escravidão no Paraná, por meio das seguintes ações: publicação de uma matéria na Gazeta do Povo sobre o acervo e sobre o que a partir dele se pode aprender e ensinar:
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1408455&tit=Liberdade-); comunicação no VI Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, realizado em maio de 2013, na UFSC; oficina com grupo de estudantes da UFPR; realização do documentário Leituras da Escravidão – o pesquisador e suas fontes. Contendo depoimentos dos bolsistas envolvidos no projeto, o documentário foi produzido por estudantes do curso de graduação em História-Memória e Imagem, orientados pelo vice-coordenador do projeto, Prof. Dr. Pedro Plaza (https://www.youtube.com/watch?v=yW6XUBcZXe8). Em todas as atividades houve uma profícua interação dialógica com a equipe técnica do Arquivo Público, que instruiu os bolsistas sobre o trato com os documentos, a leitura de manuscritos e a organização das fontes no acervo, o que possibilitou uma abordagem interdisciplinar, abarcando a História, a paleografia, a arquivística. Foram geradas também experiências de ensino e pesquisa para os bolsistas, queagregaram o conhecimento das fontes trabalhadas às disciplinas que cursaram (especialmente História do Brasil e História do Paraná) e realizaram pesquisas com as mesmas fontes, um deles elaborando seu trabalho de conclusão do Curso de Direito (Rafael Julião Evangelista); outra (Larissa Urquiza) desenvolvendo Plano de Trabalho em Iniciação Científica (voluntária).

Palavras-chave: escravidão-história-memória, história do Paraná – fontes históricas.