Autor(es) do Trabalho: Gisele Trennpohl da Costa Heinen, Cláudia Choma Bettega Almeida, Crisite Regine Klotz Zuffo, Denise Yukari Inoue, César Taconeli.
Nome do Orientador: Cláudia Choma Bettega Almeida
Atividade formativa:PVA - Projeto de Voluntariado Acadêmico
Setor de Ciências da Saúde
Curso: Nutrição (MT)
Área Temática: Saúde

INTRODUÇÃO: As características antropométricas infantis são consideradas como um dos melhores indicadores de saúde da criança. Estudos atuais vêm mostrando o aumento dos índices de sobrepeso na infância, porém há poucos estudos brasileiros descrevendo o perfil nutricional de crianças menores de 2 anos. Os hábitos alimentares de pré-escolares podem ser uma importante fonte de informações, dada a relevância da composição da dieta na manutenção de um estado nutricional adequado. OBJETIVO: Identificar os fatores associados ao excesso de peso, em crianças que frequentam Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município de Colombo. METODOLOGIA: Informações obtidas por meio de questionários e mensurações antropométricas para amostra de 362 crianças de 6 a 38 meses. Excesso de peso foi definido como valor do indicador IMC para idade (WHO, 2006) superior ao escore > z +1, incluindo o risco para sobrepeso. Foram realizadas análises univariadas por meio de medidas de associação (qui-quadrado), tendo como significância de 0,05% entre variáveis dicotômicas; as variáveis com p < 0,20 foram submetidas à regressão logística multivariada, permanecendo no modelo final as variáveis com p < 0,05. Para avaliação dietética, as análises de consumo alimentar foram obtidas por recordatório alimentar 24 horas das refeições realizadas no domicilio e pesagem direta dos alimentos no CMEI. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A prevalência de excesso de peso é de 38,4%, considerada elevada. Houve associação estatisticamente significativa com o Programa Leite das Crianças, a idade de introdução de suco artificial e o consumo atual de suco artificial. No modelo final da regressão logística multivariada permaneceram associados ao excesso de peso ser participante do Programa Leite das Crianças, consumo de suco artificial e mais do que 6 consultas de pré-natal. Relacionados aos fatores dietéticos, 43,0% das crianças revelaram um consumo excessivo de calorias (> que 120% de adequação). CONCLUSÃO: Este trabalho verificou uma alta prevalência de excesso de peso entre as crianças que frequentam os berçários dos CMEIs. Crianças cadastradas no Programa Leite das Crianças, que consomem suco artificial e que tiveram mais do que 6 consultas de pré-natal apresentaram maior risco de excesso de peso. O presente resultado aponta para a necessidade de reavaliar os benefícios de políticas públicas na saúde da criança e fortalecer as ações de promoção da alimentação saudável.

Palavras-chave: Excesso de peso; Consumo alimentar; Crianças.

FATORES ASSOCIADOS AO EXCESSO DE PESO EM CRIANÇAS QUE FREQUENTAM CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEIS) DO MUNICÍPIO DE COLOMBO, PR