Autor(es) do Trabalho: Pauline Strioto Lazaro
Nome do Orientador: Daniel Canavese de Oliveira
Atividade formativa:PID (Monitoria)
 Setor Litoral
Curso: Gestão Ambiental (Setor Litoral) (MT)
Área Temática: Educação

A formação ativa de aprendizagem na área da Saúde Coletiva vem sendo um aliado importante para desencadear mudanças na formação profissional, representando uma busca por modelos de ensino e aprendizagem que respondam às expectativas dos docente e discente, que anseiam por inovação com qualidade. Nesta metodologia de ensino os alunos tem a autonomia de construir os conteúdos de ensino a partir da concepção dos diferentes temas abordados na construção dessa nova graduação que é a “Saúde Coletiva” e assim o discente assume a responsabilidade de contribuir para a melhoria da qualidade do curso e de propiciar uma melhor qualificação e formação profissional. Portanto o aprendizado passou a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Com o estímulo à autoaprendizagem ou o aprender a aprender, o estudante tem assumido um papel cada vez mais ativo buscando efetivamente conhecimentos relevantes aos problemas e aos objetivos da aprendizagem. Desta forma as experiências acadêmicas e científicas estão conectadas a uma estratégia didática focalizada no aluno, como sujeito social dentro e fora de sala capaz inclusive de analisar e propor questões sobre seu próprio processo de aprendizado. O objetivo do presente trabalho é compartilhar a experiência da atividade de monitoria do módulo conceitos e paradigmas em saúde do curso de saúde coletiva da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Nesta experiência foram utilizadas metodologias inovadoras juntamente com o auxílio da tecnologia propostas pelo docente e orientador da atividade. Sugerido o tema para os grupos, estimulando os alunos a fazerem a pesquisa e o estudo individual para que no seguinte encontro fosse discutido e integrado no contexto do caso, com a utilização de diferentes recursos para a aprendizagem ativa, em grupos. Com isso, foi estimulado o estudo individual, de acordo com o interesse e o ritmo de cada estudante, enriquecendo então o trabalho em grupo. Participando do PID (Programa de Iniciação à Docência), os alunos têm garantido a oportunidade de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação e favorecendo a formação acadêmica, a fim de facilitar a integração no mundo do trabalho.

Palavras-chave: Formação Profissional; Saúde Coletiva; Programa De Iniciação.

INICIATIVAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SC: UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO SETOR LITORAL