Autor(es) do Trabalho: Alisson Eduardo Ferreira Machado; Sabrina Pedersen Galani; Ana Carolina Machado; Clóvis Wanzinack
Nome do Orientador: CLÓVIS WANZINACK
Atividade formativa:PID (Monitoria)
Setor Litoral
Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)
Área Temática: Educação
Introdução: O bullying é caracterizado por atos de violência, física ou verbal, que ocorrem de forma repetitiva e intencional contra uma ou mais vítimas (Bandeira e Hutz, 2010; Calbo et al., 2009; Gomes e Rezende, 2011). No contexto escolar esse fenômeno é tão antigo quanto a própria escola, contudo, nas últimas décadas que vem ganhando destaque em pesquisas (Oliveira, Ferreira e Costa, 2011). Portanto, esse estudo teve por objetivo verificar a prevalência do bullying em escolas da rede pública do litoral do Paraná. Metodologia: Estudo transversal com amostragem intencional constituída por estudantes da rede pública de ensino de Morretes, Paranaguá e Guaratuba. Como critérios de inclusão foram considerados: estar regularmente matriculado no ensino fundamental ou médio das escolas participantes e concordar em participar do estudo. Para a coleta dos dados foi elaborado um questionário específico para esta pesquisa com questões semi-estruturadas. As entrevistas ocorreram em sala de aula com a explicação dos objetivos do estudo e, após, a entrega dos questionários auto-aplicáveis. Para análise e estatística dos dados utilizou-se base de dados online disponível no site do projeto. Resultados: A amostra foi constituída por 1.000 estudantes, sendo 503 (50,3%) do sexo masculino e 497 (49,7%) do sexo feminino. Constatou-se que há grande ocorrência de bullying nas escolas públicas do litoral paranaense (n=468, 47 %). As formas mais frequentes são: física (n=119, 12 %), verbal (n=392, 39 %), racista (n=137, 14 %), gênero (n=48, %), econômica (n= 130, 13 %) e religiosa (n=112, 11 %). Um estudo realizado em 2011, com metodologia semelhante, constatou que 91% dos participantes alegaram sofrer violência na escola e que há diferenças com relação à manifestação da agressividade e ao gênero 6, porém existe grande divergência na literatura no que se refere a prevalência do bullying em contexto escolar. As agressões verbais são a forma mais frequente de violência (Gomes e Rezende, 2011; Moura, Cruz e Quevedo, 2011). Considerações Finais: Pode ser analisado que há alto índice de prevalência de bullying escolar nas escolas do litoral paranaense e que existe demanda de programas de educação continuada para a comunidade escolar com a temática.