Autor(es) do Trabalho: Paola Demio Manzi e Mariane Antunes Alves
Nome do Orientador: Cláudio de Sá Machado Júnior
Atividade formativa:PID (Monitoria)
Setor de Educação
Curso: Pedagogia (M)
Área Temática: Educação
O presente relato de experiência desenvolveu-se no contexto de docência das disciplinas de História da Educação I e II, ofertadas para os cursos de Pedagogia presencial diurno e noturno da Universidade Federal do Paraná (UFPR) nos anos de 2013 (concluído) e 2014 (em andamento). Em especial, relata a aplicação da plataforma Moodle, comumente utilizada nos cursos a distância, como um tecnologia da informação e comunicação possível para o aperfeiçoamento do processo educacional presencial de Ensino Superior. Soma-se a esta experiência a participação de duas bolsistas de graduação vinculadas ao Programa de Iniciação à Docência (PID) da UFPR, assim como seus relatos sobre a participação em um primeiro momento na condição discente, posteriormente, na condição de monitoria. Nas disciplinas História da Educação I e II o Moodle vem sendo utilizado como uma ferramenta centralizadora de conteúdos, sejam eles textos ou demais suportes didáticos, audiovisuais ou não. A organização das aulas em seminários, desenvolvendo uma parceria entre professor e alunos, incita o comprometimento discente, buscando, para além das leituras indicadas, recursos complementares obtidos pela pesquisa em meios digitais. As avaliações escritas são realizadas exclusivamente a distância, cabendo ao aluno organizar-se em um prazo de uma semana, via de regra, para a realização da tarefa e a postagem em data previamente definida. Verificou-se que a centralização de conteúdos no Moodle, em seus diversos estatutos, facilitou consideravelmente a organização dos estudos discentes; as aulas em formato de seminários com produção de materiais multimídias auxiliaram no desenvolvimento das competências de pesquisa; e as avaliações a distância possibilitaram uma verificação de conhecimento mais eficiente do que aquelas realizadas em sala de aula, geralmente dentro do tempo de uma hora e meia. As dificuldades ainda enfrentadas, no entanto, condizem à necessidade de aplicação de estratégias de incentivo à leitura, independente do suporte. Por fim, este relato de experiência teve como referência para discussão o texto “Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas”, da Prof.ª Dr.ª Rosa Maria Bueno Fischer, publicada na Revista Brasileira de Educação (v. 12, n. 35, mai./ago. 2007, p. 290-299).
Palavras-chave: História da Educação; Plataforma Moodle; Programa de Iniciação à Docência.
O ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL COM USO DA PLATAFORMA MOODLE: INTERFACES COM O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFPR