Autor(es) do Trabalho: João Pedro Mota Rafo Rodrigues; Thiago Corrêa de Freitas.
Nome do Orientador: Thiago Corrêa de Freitas
Atividade formativa:PID (Monitoria)
 Setor de Educação Profissional e Tecnológica
Curso: Tecnologia em Luteria (D)
Área Temática: Tecnologia e Produção

Este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Programa de Iniciação a Docência na disciplina Eletricidade, Eletrônica e Computação Aplicadas no Curso Superior de Tecnologia em Luteria, bem como as eventuais dificuldades e soluções encontradas pelos professores, monitor e demais alunos no decorrer dessa disciplina. Uma vez que a eletrônica está cada vez mais presente no universo musical, torna-se indispensável o ensino dos conceitos fundamentais da área para futuros construtores de instrumentos musicais. No entanto, como o tempo para tal é escasso e alguns poucos alunos têm conhecimento prévio do assunto, a monitoria surge como uma forma de reforçar esse ensino, bem como preparar o Monitor para a docência, fazendo com que se confronte com uma situação real de ensino-aprendizagem. Sendo assim, esse auxilia os professores responsáveis pela disciplina na preparação do material didático, no caso esquemas elétricos, manuais sobre o funcionamento básico de potenciômetros, resistores, capacitores e chaves eletrônicas, além de acompanhar as aulas teóricas, auxiliar os demais discentes e esclarecer suas dúvidas na montagem dos circuitos de instrumentos elétricos requeridos para aprovação na disciplina. No decorrer do curso, as dificuldades mais comuns encontradas pelos estudantes são quanto ao funcionamento dos componentes eletrônicos, principalmente chaves eletrônicas (dispositivos que habilitam ou desabilitam a passagem de corrente elétrica entre diversos terminais, usadas para selecionar os captadores de um instrumento) e potenciômetros (dispositivos de resistência elétrica variável através de um pino, usados para o controle de volume e de tonalidade), além dos problemas em realizar uma solda adequada, prática até então nunca realizada pela maioria dos alunos. Tendo esses problemas em mente, a solução encontrada foi elaborar manuais para consulta sobre as características desses dispositivos, bem como acompanhamento constante tanto dos professores quanto do monitor nas bancadas de trabalho.

Palavras-chave: eletrônica; luteria; ensino.

ELETRÔNICA NA LUTERIA