Autor(es) do Trabalho:
Nome do Orientador: Nilce Nazareno da Fonte
Atividade formativa:PID (Monitoria)
 Setor de Ciências Biológicas
Curso: Farmácia (MT)
Área Temática: Saúde

O Programa de Monitoria visa contribuir tanto com o aluno, com a aprendizagem em iniciação à docência, quanto com o professor, no auxílio às aulas e proposição de melhorias. Não se restringindo apenas em melhorar a performance de discentes mediante ajuda de colegas mais experientes, também desenvolve no aluno-monitor interesse pela docência e estreitamento de seu vínculo com a Universidade. O presente resumo objetiva apresentar a experiência de uma monitora bolsista da disciplina MB004 - Farmacognogia I. Nesta disciplina a monitoria prevê, além de auxílio nas aulas práticas, buscar novas metodologias para incrementar o aprendizado. Durante o primeiro semestre de 2014, além da colaboração nas aulas práticas, os monitores auxiliaram na edição da nova apostila prática da disciplina. Além disso, em acordo com a professora e com a mestranda em estágio de docência, por proposição dos monitores, foi adotado, à parte das avaliações teóricas e práticas já programadas, a realização de provas semanais referentes aos conteúdos teórico e prático, como forma de incentivo ao estudo constante pelos estudantes. Para tanto, os monitores e a mestranda assumiram a tarefa semanal de elaborar lista de questões para serem avaliadas e acatadas ou não pela docente. Foi também sugerido que as provas semanais ocorressem nos primeiros 10 minutos de cada aula teórica, reforçando o quesito “pontualidade” dos alunos. Quanto aos resultados dessa experiência pode-se apontar três aspectos: o primeiro em relação aos estudantes da disciplina, que além de contar com o apoio de monitores nas aulas de laboratório, tiveram melhores resultados nas duas macro-avaliações teóricas e prática da disciplina, segundo a professora. Quanto aos ganhos para a bolsista monitora, pode-se afirmar que a mesma venceu em parte sua timidez, aprimorando sua oratória, com a constante orientação de alunos, desconhecidos, durante as aulas práticas. Ainda, ressalta-se o aprofundamento nos conhecimentos específicos da disciplina e o aprendizado relativo à formulação de questões para as provas semanais. Um terceiro aspecto é o relativo aos ganhos para a docente, obtidos por meio da visão e sugestão de estudantes, o que resultou em uma nova forma de atuar que se refletiu em ganhos quanto ao aprendizado dos estudantes. Para o segundo semestre de 2014, além da continuidade das atividades já realizadas, pretende-se aprimorar o site da disciplina, oferecendo nova gama de material de apoio, como fotos de microscopias, artigos sobre os temas das aulas e materiais complementares.

Palavras-chave: aprendizado; novas práticas; melhorias na graduação.

PROGRAMA DE MONITORIA EM FARMACOGNOSIA I