Autor(es) do Trabalho: Giullia Vieira Sandrini
Nome do Orientador: Liliana Muller Larocca
Atividade formativa:PID (Monitoria)
 Setor de Ciências da Saúde
Curso: Enfermagem (MT)
Área Temática: Saúde

Na produção de conhecimento da História da Enfermagem é primordial compreender a determinação do gênero na trajetória da profissão. Assim sendo, GÊNERO é considerado há 03 anos como tema transversal na disciplina HISTÓRIA DA ENFERMAGEM. Temas transversais estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política. Nesse sentido, correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. São assim adjetivados por atravessarem todo o currículo. Com relação à transversalidade e sua relação com a concepção de interdisciplinaridade, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Assim sendo, a interdisciplinaridade se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática. O objetivo de tal procedimento didático no desenvolvimento da disciplina é proporcionar uma compreensão de gênero como categoria analítica que explica os papéis sociais atribuídos a mulheres e homens. A aluna(o) de Enfermagem deverá reconhecer essas características como produto de uma situação histórico-cultural, política e de construção social. Falar em gênero, transversalmente na disciplina é uma forma de problematizar sobre o processo de trabalho da profissão. São nas relações sociais que se definem os padrões de relação de gênero, o que homens e mulheres podem e devem fazer, assim sendo acredita-se que é imprescindível utilizar esses padrões de relações de gênero na disciplina de História da Enfermagem, pois se constituem em processos definidores da realidade profissional.

Palavras-chave: História; Gênero; Educação.

O CONCEITO DE GÊNERO COMO TEMA TRANSVERSAL PARA O ESTUDO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM