Autor(es) do Trabalho: Jaqueline Silva dos Santos
Nome do Orientador: Eliane Carneiro Gomes
Atividade formativa:PID (Monitoria)
Setor de Ciências da Saúde
Curso: Nutrição (MT)
Área Temática: Saúde
Para iniciarmos uma carreira docente, o melhor passo a ser adotado ainda na vida acadêmica é a adesão ao programa de monitoria.
O programa de monitoria acadêmica da UFPR é extremamente importante para que haja o interesse pela carreira docente. A monitoria pode influenciar positivamente no aprendizado, já que este espaço possibilita o esclarecimento de dúvidas, o aprimoramento de habilidades e maior aprofundamento teórico. A prática da monitoria contribui para que o aluno monitor possa desenvolver algumas das habilidades necessárias à atividade docente, onde ele pode auxiliar, mediar e incentivar o demais alunos; revisar conteúdos e aprofundar conhecimento já adquiridos, além de realizar um intenso trabalho de pesquisa. As atribuições na qual o monitor deve realizar é auxiliar nas tarefas didáticas, inclusive na preparação de aulas e em trabalhos escolares; facilitar o relacionamento entre os professores e os alunos na execução das atividades didáticas; avaliar o andamento da área e ou disciplina, do ponto de vista discente; conhecer os termos e as exigências da legislação vigente referente a atividade de monitoria; participar das atividades de monitoria promovidas pela PROGRAD. No caso específico da Saúde Ambiental – MS 050, as aulas teóricas têm como conteúdo programático: Introdução à Saúde ambiental; Noções de Vigilância Ambiental em saúde; Água: Sistema e Soluções Alternativas de Abastecimento de Água; Dejetos (Esgotos sanitários); Resíduos Sólidos; Resíduos de serviços de saúde; Artrópodes e roedores; Poluição atmosférica; Saúde do Trabalhador. Nas aulas práticas, são realizadas práticas de laboratório, visitas técnicas e é desenvolvido um projeto pedagógico interdisciplinar que envolve a universidade, o serviço e a comunidade. Isto contribui não apenas na fixação dos conhecimentos teóricos já adquiridos em sala, mas também no envolvimento com a realidade de uma pequena parcela da população residente na cidade de Curitiba, onde se pode empregar os assuntos ministrados em aula. Salienta-se que a disciplina também possui um blog, com a responsabilidade da monitoria na atualização semanal, disponibilizando através deste as aulas, artigos, vídeos, afim de enriquecer o conteúdo ministrado.Pode-se, desta maneira, avaliar a importância da atividade de monitoria, desde que esta envolva diretamente o aluno-monitor, o professor orientador e os alunos matriculados na disciplina, configurando assim uma troca de experiências.