Autor(es) do Trabalho: Aline de Paula
Nome do Orientador: Carmen Elizabeth Kalinowski
Atividade formativa:PID (Monitoria)
Setor de Ciências da Saúde
Curso: Enfermagem (MT)
Área Temática: Saúde
A monitoria é uma atividade realizada para desenvolver o interesse do aluno de graduação a exercer uma atividade docente, sendo esta uma atividade facilitadora entre relação aluno-professor, objetivando a aproximação aluno-monitor. Desta forma, o presente relato de experiência aborda atividades planejadas e executadas durante a participação na monitoria acadêmica na disciplina de Enfermagem como Profissão, ministrada no 1º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. As atividades que um monitor deve exercer são: produção de material de apoio às aulas, bem como busca e escolha de artigos, leitura e análise de materiais enviados pelos alunos, participação nos programas ofertados pela instituição e esclarecimento de dúvidas dos alunos, procurando facilitar ou orientar melhor as atividades relacionadas à disciplina que o aluno deve cumprir. Durante o período de monitoria na referida disciplina, é notada a baixa procura das orientações do monitor pelos alunos, podendo-se considerar diferentes motivos: os mesmos acham que não possuem dúvidas pertinentes; por darem maior atenção às disciplinas do ciclo básico, como bioquímica, biologia celular, anatomia, entre outras; por terem dificuldade de expressarem suas dúvidas; não terem clareza e compreensão do papel e atribuições do monitor; por acharem que se trata de um aluno que não possui muita experiência e não terá o que contribuir em sua formação acadêmica ou até mesmo o período complicado de adaptação à Universidade. Mesmo estipulando nota aos alunos que solicitassem ajuda do monitor, não houve procura. Pode-se apontar que, se fosse solicitado aos alunos que procurassem o monitor para orientá-los em uma atividade que seria realizada em sala de aula, haveria maior procura do mesmo, afinal, sem o professor, o monitor é um dos elos entre aluno e professor. Outro problema observado foi que a grade curricular do monitor muitas vezes coincide com a dos alunos dessa disciplina, o que dificulta suas atividades em sala de aula com os mesmos. Sugere-se que, se pelo menos uma atividade em sala de aula fosse realizada com o monitor presente, facilitaria essa aproximação aluno-monitor e, consequentemente, diminuiria a inibição desses alunos na hora da procura do mesmo, mas, para isso, poderia ser estabelecido um acordo entre o professor responsável pela monitoria e o professor do horário de aula do monitor, para que este não receba falta no horário da atividade.
Palavras-chave: Enfermagem; Monitoria; Educação.
PERCEPÇÃO DO MONITOR SOBRE O SEU PAPEL E SUAS ATRIBUIÇÕES NA DISCIPLINA ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA