Autor(es) do Trabalho:Livia Boer de Oliveira; Ronaldo de Oliveira Corrêa
Nome do Orientador: Ronaldo de Oliveira Corrêa
Atividade formativa:PID (Monitoria)
Setor de Artes, Comunicação e Design
Curso: Design- Habilitação em Design de Produto (M)
Área Temática: Comunicação
O projeto apresentado tem por temática uma experimentação plástica com formatos básicos (quadrados, triângulos e círculos) para a criação de padrões gráficos a serem aplicados sobe tecido. O exercício foi realizado como uma das atividades do Programa de Iniciação à Docência (PDI) na turma do primeiro ano do curso de Design de Produto, na disciplina de Metodologia Visual Aplicada ao Produto I, com a orientação do professor responsável pela disciplina. Como procedimento metodológico foi proposto as duplas de alunos a criação de módulos, no qual cada aluno decidiu os formatos e sua distribuição no espaço compositivo ou moldura de referência; para isso, foi solicitado aos alunos o uso dos elementos conceituais, visuais, relacionais e práticos do desenho, assim como, os princípios de composição (eixos, simetrias, hierarquias e ritmos), problematizados por Wong (1998), Ching (1998) e Munari (2002). Posteriormente, foi solicitado unir as duas composições, por meio das estratégias de sobreposição ou justaposição (Monica, 1983), e, dessa forma, criar uma modulação por encaixe, a ser repetida manualmente ao longo do tecido, construindo assim, uma superfície contínua com padrões geométricos (LIMA, 2013). Para a realização do módulo, os alunos utilizaram como suporte estruturas livres em um plano de 10x10cm sobre uma chapa de acetato, criando a composição pela retirada de material do plano. A experimentação teve como objetivo a interação dos alunos com o material e a criação de uma composição em um suporte diferente do papel, a utilização do stencil – técnica de pintura realizada com moldes – como procedimento para a reprodução do desenho. Após a produção dos tecidos, e como finalização do exercício, foi produzida uma tote bag (bolsa para uso geral). Por conclusão, acredita-se que o planejamento e acompanhamento das atividades foram desafios para a iniciação à docência, isso em função das complexidades dos processos de mediação entre alunos e professor, atividade proposta e procedimentos a serem realizados. Por fim, entende-se que por um lado o processo de acompanhamento e comunicação foram centrais para a realização de uma atividade que envolveu o uso das teorias aprendidas nas aulas em uma atividade prática de projeto.
Palavras-chave: design; design de superfície; processo de projeto.
MEDIANDO OS PROCESSOS DE APRENDIZADO EM DESIGN: EXPERIMENTAÇÃO COM PADRÕES APLICADOS EM TECIDOS