Autor(es) do Trabalho: Álan Gonzalez Meger, Clarissa Dreischerf Pereira, Davisson Henrique Paulino, Felix Yowtang Liu, Jomaro Correa Rodrigues, Vytor dos Santos Bezerra Calixto
Nome do Orientador: Luis Allan Künzle
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor de Ciências Exatas
Curso: Ciência da Computação - Bacharelado (TN)
Área Temática: Educação
O Setor de Ciências Exatas da UFPR é o setor que possui os cursos com os maiores índices de reprovação e desistência da UFPR. Dentre esses, está o Bacharelado em Ciência da Computação e o recente Bacharelado em Informática Biomédica. Uma das possíveis causas deste problema é o pouco conhecimento que os candidatos têm a respeito dos conteúdos programáticos desses cursos, assim como dos conhecimentos necessários para cursar as disciplinas iniciais. Constatou-se que o único contato que os alunos do ensino médio têm com a proposta e estrutura dos cursos se dá na Feira de Cursos e Profissões da UFPR, mas de forma bastante rápida e superficial. Com o objetivo de reduzir eventuais desistências por parte de alunos que se sentem deslocados durante o curso de graduação escolhido, o PET Computação formulou atividades que buscam esclarecer para os alunos da comunidade externa o que são de fato os cursos de Ciência da Computação e Informática Biomédica. Tais atividades visam aproximar os interessados do dia-a-dia tanto de um estudante quanto de um profissional da área, trazendo detalhes sobre os cursos e suas respectivas aplicações práticas. A primeira iniciativa ocorreu em 2013, com uma palestra introdutória ao curso seguida de um minicurso de programação. Sua divulgação foi feita durante a Feira de Cursos e Profissões, convidando os participantes que pareciam mais interessados. Como o projeto foi pouco divulgado e feito às vésperas do vestibular nessa ocasião, a edição piloto não atingiu todo o público em potencial. Porém, apesar das dificuldades, ouve uma aceitação considerável pelos vestibulandos participantes, principalmente por parte dos alunos de cursos técnicos na área, que buscavam descobrir as diferenças, para muitos sutil, em relação aos outros cursos. Em 2014, a proposta de trabalho foi alterada. Para ampliar o público potencial, decidiu-se contatar escolas de ensino médio e cursos preparatórios ao vestibular para anunciar a iniciativa. Além disso, percebeu-se que é necessário oferecer atividades distintas de acordo com a quantidade de conhecimento que os participantes têm a respeito da área. Haverá uma palestra aberta ao público em geral apresentando um amplo panorama do curso, das oportunidades que ele oferece e discutindo as diferenças com outros cursos da área. Além desta palestra, o projeto é composto por um curso introdutório à programação na linguagem Python focado na resolução de problemas de lógica, com o objetivo de mostrar ao público menos leigo como são as atividades do dia-a-dia de um profissional da área.
Palavras-chave: vestibulandos; ciência da computação; informática biomédica.
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