Autor(es) do Trabalho: Letícia Leonardi Pedrosa; Letícia Megumi Ochiai; Lucelena Fernanda Ferreira dos Santos; Luize Zola Ramin; Paulo Rogério Abrão Mileo Junior;Yasmin Betezek Schlichta
Nome do Orientador: ORLINEY MACIEL GUIMARÃES
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor de Ciências Exatas
Curso: Química (MT)
Área Temática: Educação

Esta atividade é desenvolvida por bolsistas do grupo PET-Química, uma bolsista de extensão do CNPq, quatro alunas bolsistas do Ensino Médio (EM) e uma professora de química do Colégio Estadual Pio Lanteri localizado em Curitiba - PR.  Consiste em um projeto de extensão aprovado na Chamada Pública MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras nº 18/2013 Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação. A proposta visa  desenvolver experimentos na abordagem problematizadora e dessa forma estimular a formação de mulheres para a carreira de Química, despertando o interesse vocacional das estudantes do EM por esta profissão e pela pesquisa científica. O uso da experimentação no ensino de Ciências tem sido uma temática bastante recorrente nas pesquisas na área de ensino de ciências nas últimas décadas, com o objetivo de proporcionar reflexões acerca das suas potencialidades pedagógicas para a sala de aula. Porém, a experimentação deve corresponder a uma ação de ensino, que extrapola a comprovação de teorias ou se limite a um roteiro do tipo “receita de bolo”, mas que permita a vivência dos alunos, envolvendo-os e induzindo-os à reflexão, à valorização dos saberes prévios, à articulação entre o conhecimento científico e o contexto de problemáticas de vida dos mesmos. A metodologia utilizada consistiu na realização de um levantamento bibliográfico sobre experimentos existentes na literatura especializada, que não utilizam esta abordagem, mas que podem ser adaptados e que estejam relacionados às temáticas que envolvam o cotidiano dos alunos. Após a seleção dos experimentos, as alunas do EM e os bolsistas PET testaram os experimentos sob a orientação de professores do DQUI-UFPR e da Tutora do grupo. Os experimentos foram testados nos laboratórios de graduação e após a sua finalização, serão selecionados aqueles que serão apresentados na escola pelas alunas do EM durante a Feira de Ciências que ocorre anualmente nas escolas da rede pública de ensino do PR na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além disso, como uma vertente deste projeto, os experimentos também serão executados no Hospital Pequeno Príncipe, com o mesmo enfoque, porém direcionado às crianças hospitalizadas. Após avaliação dos experimentos desenvolvidos, os mesmos serão compilados e será produzido material educativo para divulgação que será disponibilizado para distribuição nas escolas públicas de Curitiba e região metropolitana.

Palavras-chave: Experimentação; ensino de química; ensino médio.

MENINAS E JOVENS EXPERIMENTANDO METODOLOGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA