Autor(es) do Trabalho: Álan Gonzalez,  Cassiano Yudi Nishiguchi,  Daniel Dutra Rufasto,  Jomaro Corrêa Rodrigues, Mayara Ligia Rasini
Nome do Orientador: Luiz Allan Kunzle
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
 Setor de Ciências Exatas
Curso: Ciência da Computação - Bacharelado (TN)
Área Temática: Tecnologia e Produção

Embora sejam realizadas reuniões dentro do Departamento de Informática para discussão da grade curricular de seus cursos, não existe atualmente nenhuma ferramenta para uma análise do desempenho do aluno durante seu período na Universidade além do IRA e da própria percepção dos professores. Empenhados em auxiliar as coordenações de curso nesse sentido, os alunos do PET Computação iniciaram um projeto cuja proposta é levantar dados estatísticos sobre o desempenho do aluno no decorrer da graduação. Inicialmente, a pesquisa trabalha com dados referentes ao Bacharelado em Ciência da Computação (BCC). Esses dados poderão ser usados para tomar decisões, com base concreta, referentes a alterações da grade curricular, oferta de turmas, oferta de optativas, etc. A solução de implementação adotada compreendeu o desenvolvimento de um programa em linguagem R para calcular estatísticas definidas pelo grupo e que sejam capazes de interagir com o histórico dos alunos de diversos anos. Este histórico consiste de um extrato do sistema acadêmico da universidade, na forma de um banco de dados, referente aos alunos do BCC, sem nenhuma informação que permita identificar os alunos individualmente, ou seja, é mantido o anonimato. O projeto foi dividido em módulos que são distribuídos entre os membros em reuniões quinzenais. A escolha de todas as análises estatísticas que serão levantadas foram decididas tendo em mente o objetivo de quantificar problemas e características que já são perceptíveis dentro do curso - tais como: a quantidade de reprovações de um aluno de acordo com o número de matérias cursadas no mesmo período; ou as matérias com maior índice de reprovação, assim como levantar informações que nunca foram buscadas de forma aprofundada, como, por exemplo, as disciplinas optativas e eletivas mais procuradas. Alguns dos resultados já obtidos incluem um ranking com as matérias com mais casos de reprovação e cancelamento contendo também suas porcentagens de aprovação e reprovação, esses dados já estiveram em foco em reunião do grupo com o objetivo de discutir incompatibilidades e gargalos na matriz curricular do curso. Como objetivo inicial do projeto, o PET Computação tem a intenção de levar resultados consistentes à coordenação do curso e realizar uma avaliação própria entre os membros do grupo sobre os dados levantados. Para momentos futuros, existe a intenção de buscar a coordenação de outros cursos para verificar se teriam interesse em aplicar o mesmo método de avaliação, assim expandindo o escopo de nossa pesquisa para outras áreas de conhecimento.

Palavras-chave: R; Análise Estatisitica; Percurso Acadêmico.

ESTUDO DO PERCURSO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFPR