Autor(es) do Trabalho:Andressa Ruviaro Almeida; Bruna Ventura Hoffmann; Diogo Rikio Miyazaki; Marco Antonio Rios; Bruno Bonaldi Teixeira; Edson Amado da Silva Junior; Luigi Carlo Faccin; Pedro Zanatelli Brasil Bastos; Ulisses Paulo Costa Filho; Wellington Bus; Veridiana Guimaraes von Paraski
Nome do Orientador: Alessandro Zimmer
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor de Tecnologia
Curso: Engenharia Elétrica (Eletron.,Eletrotec.,Telecom.) (MT)
Área Temática: Tecnologia e Produção
O Vai com o PET é um projeto de ensino. Tem o objetivo de oferecer aos alunos da graduação visitas de caráter técnico, que visam a aproximação dos alunos do curso de engenharia elétrica e da comunidade acadêmica em geral para o ambiente de trabalho de um engenheiro. Também apresentam o mercado de trabalho que os alunos atuarão, enriquecendo o conhecimento teórico e técnico. A atual metodologia aplicada no projeto é: contatar via e-mail, telefone e/ou contato direto com um ou mais colaboradores da empresa e agendar uma visita técnica. É verificado, junto com a empresa as possíveis datas e escolhida a melhor de acordo com a disponibilidade dos alunos (evita-se semanas de provas). Marcada a data, é organizado o ônibus via departamento, estadia em hotéis (caso a visita aconteça em outra cidade e que dure mais de um dia) e alimentação. É criado também, um cronograma cultural (inclui museus, pontos históricos e etc). A divulgação para a graduação é feita por meio de folder, cartazes, e-mail para a lista do curso, blog e redes sociais. Os alunos tem demonstrado interesse e participado bastante. Este ano, há uma visita agendada para a Klabin (empresa de fabricação de papéis) e já foi realizada uma visita para a Pumatronix (empresa que desenvolve soluções tecnológicas de fiscalização e monitoramento de trânsito). Entramos em contato com a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.), porém não fomos bem sucedidos. Entramos em contato com o Museu da Tam e com uma empresa de painéis elétricos, a DMA, das quais obtivemos um resultado positivo porém não conseguimos deslocamento para os alunos. Com isso devemos estudar modos mais eficientes para realizar o transporte para as visitas agendadas. Para a orientação de novos integrantes do projeto houve a elaboração de um manual do projeto.