Autor(es) do Trabalho: Zenilda Nunes Pires Conssani.
Nome do Orientador: Zenilda Nunes Pires Conssani, Rafael Jaras Rutzen, Bruna Christine Manoel, Caroline Aparecida de Souza, Hanin Majdi Waleed Mustafa Kassem Dawud, Michele Teles de Paula, Luize Moro, Emília Amélia Pinto Costa da Silva, Orientadora: Simone Rechia.
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor de Ciências Biológicas
Curso:Educação Física (Bacharelado) (MT)
Área Temática: Saúde

A cidade, uma paisagem artificial criada pelo homem, é composta por objetos e imagens, uma mistura entre espaço criado e natural, dinamizada entre a vida privada e pública, onde são articulados tempo/espaço, trabalho, política, consumo, cultura, lazer. Em tal ambiente, os espaços públicos são o pulsar da vida urbana. Através dele que se estabelece o vínculo entre participação ativa e vida na cidade. É neste contexto que o GEPLEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Espaço Lazer e Cidade, tutoriado pela Professora Dra. Simone Rechia, do qual faz parte o PET Educação Física – Práticas Corporais e Sociedade busca refletir acerca do fenômeno lazer e a possibilidade de uma pedagogia urbana a partir da educação para vivência deste tempo, visando o direito à cidade, ao lazer e ao desenvolvimento da relação entre sujeito e espaço urbano. Com base nestes pressupostos, o PET Educação Física desenvolve contidamente atividades em diferentes âmbitos. 1. Grupo de estudos realizado semanalmente buscando refletir sobre textos acerca das práticas corporais e os temas transversais, fortalecendo a prática da leitura acadêmica e elevando o grau de conhecimento dos participantes sobre diversos assuntos ligados a área. 2. Reuniões semanais de organização nas quais são discutidas e elaboradas as diferentes intervenções realizadas pelo grupo. 3. Em conjunto com o GEPLEC, o PET atua em projetos da graduação discutindo previamente os temas que serão levados para a disciplina de Fundamentos do Lazer ministrada pela Profª tutora. 4. Com intuito de proporcionar atividades para a comunidade da Educação Física, o PET desenvolve Oficinas Pedagógicas a partir de demandas como: Suporte na construção de slides, apresentação em eventos científicos, criação e atualização do currículo Lattes, entre outros. 5. Com o aparato das discussões realizadas no grupo de estudos, os bolsistas desenvolvem atividades de intervenção baseados no conceito de pedagogia urbana para instituições carentes da Vila Audi União localizada no bairro Uberaba em Curitiba. 6. Os bolsistas participam ainda dos principais eventos científicos relacionados a área, além dos eventos obrigatórios do PET. Frente a todas essas ações, busca-se contribuir na formação acadêmica, profissional e pessoal dos petianos, assim como, proporcionar as comunidades envolvidas uma possibilidade de educação democrática, autônoma e cidadã.

Palavras-chave: Lazer; Cidade; Educação Física.

PET EDUCAÇÃO FÍSICA: A RELAÇÃO UNIVERSIDADE E SOCIEDADE