Autor(es) do Trabalho: LOPES, Carolina; CAMACHO, Felipe; TRUCH, Fernanda; ALVEZ, Fillemon; DUSI, Giovana; CORDEIRO, José Carlos; BORG, Marco; MONTEIRO, Nina; HOCK, Patrícia; TERUO, Rafael; PEREIRA, Giovanni; MAZUROSKI, Marina; RAVAZZANI, Daniel; SUREK, Guilherme; FETTER, Luan; BUSSOLA, Luís Felipe; DOS REIS, Antonio; YUJI, Marcelo; MOREIRA, Lucas; MARA, Geovana; ARAÚJO, Guilherme.
Nome do Orientador: Carlos Alberto Ubirajara Gontarski
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor de Tecnologia
Curso: Engenharia Química (MT)
Área Temática: Educação
Em 2014, o grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Engenharia Química da UFPR realizou pela primeira vez o Desafio do Papel em uma escola pública, em um sábado de manhã. O objetivo dessa atividade consiste em disseminar conhecimentos sobre reciclagem de papel e desenvolver a consciência ecológica das crianças. O evento é destinado não somente às crianças da escola, mas também é aberto para todas as que desejem participar. O Desafio do Papel é realizado em parceria com a Comunidade Escola, que auxilia intermediando o contato entre a escola e o PET, além de providenciar o transporte para os participantes. A realização do projeto conta não apenas com todos os membros do PET Engenharia Química, mas também com voluntários de fora do grupo. Junto com eles, a divulgação é feita na escola para estudantes do Ensino Fundamental, com distribuição de flyers. A organização da atividade é feita por todo o grupo PET Engenharia Química e dividida em etapas: A fabricação de papel reciclado, que é feito com jornal picado, água e cola, misturadas em um liquidificador e coadas em uma tela. Em seguida, a mistura é comprimida para que seja retirado o excesso de água e para comprimir o papel. Depois de retirado da tela, ele é cuidadosamente colocado para secar em um varal. Desse papel, são feitos blocos de notas como brinde para as crianças. Além disso, é preparado um quiz para as crianças com perguntas relacionadas à fabricação e reciclagem do papel. No dia da atividade, as crianças são divididas em grupos que alternam entre os espaços das brincadeiras realizadas. Depois de ensinar as crianças a fazer papel reciclado com demonstração, elas passam pelo quiz, onde respondem perguntas sobre o que foi ensinado anteriormente. Cada resposta correta dá direito a uma peça de um quebra-cabeças, que as crianças montam ao fim das perguntas. Além disso, elas passam por uma atividade na qual devem desenhar como acreditam ser uma indústria de papel, e por uma corrida de barquinhos. Nessa parte, as crianças são ensinadas a fazer uma dobradura de barco com jornal. Em seguida, elas os colocam em um grande cano de PVC cortado longitudinalmente preenchido com água e devem levá-los até o fim do percurso apenas assoprando-os. O último Desafio do Papel realizado despertou o interesse da comunidade, com a participação de mais ou menos 80 crianças, superando as expectativas. A atividade foi muito proveitosa e bem avaliada tanto pelas crianças quanto pelos pais, professores e pela Comunidade Escola, o que nos motiva a continuar com esse projeto.