Autor(es) do Trabalho:Andressa Cristina Moraes dos Santos Matoso; Arabelle Mattar Knesebeck; João Pedro Bernardeli; Lais Grenda Harnisch; Layssa Andrade Oliveira, Mariana Ribeiro da Silva, Nícolas Granza Barbosa; Nilce Nazareno da Fonte; Taís Tereziano Barros
Nome do Orientador: Nilce Nazareno da Fonte
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor de Ciências da Saúde
Curso:Farmácia (MT)
Área Temática: Saúde

Um dos pilares da formação acadêmica pelo Programa de Educação Tutorial (PET) é o trabalho enfocando a “indissociabilidade” entre ensino, pesquisa e extensão. Entretanto, esta palavra é por si só geradora de discussão e reflexão, não só quanto ao seu conceito como em relação à sua prática. Este trabalho pretende socializar experiência do grupo PET-Farmácia UFPR, na qual atividades de ensino, pesquisa e extensão foram desenvolvidas articuladas entre si, possibilitando formação indissociada e complementar ao petiano. A partir de 2012 o grupo decidiu focar o seu projeto coletivo de extensão, Farmaeduca, em atividades com idosos moradores de instituições de longa permanência (ILPI´s), objetivando conhecer e intervir no uso de medicamentos por essas pessoas. Inicialmente o grupo buscou informações sobre a organização legal e administrativa dessas instituições, entrevistando pessoas da FAS (Fundação de Ação Social). Após, obtida a listagem das ILPI´s de Curitiba, foi iniciada fase de pesquisa, com duplas de petianos visitando as casas e realizando entrevistas utilizando formulários semi-estruturados. Com estes dados foram realizadas discussões, com avaliação dos resultados e definição de critérios para escolha das casas para realização das atividades de extensão. Isto feito, foi iniciada nova fase, em uma casa de senhoras, e juntamente foi iniciada outra fase de pesquisa, com o levantamento dos prontuários e prescrições de medicamentos de todas as moradoras. Com estes dados o grupo se organizou em novas duplas para o estudo dos dados, categorizando os medicamentos segundo a classificação internacional ATC (Anatomical Therapeutic Chemical Code). Foram feitos estudos sobre anatomia, fisiologia, patologia e anamnese farmacêutica relacionados aos medicamentos, com elaboração de material didático e apresentações de seminários internos sobre algumas temáticas. Percebe-se claramente o aprendizado diversificado e complementar alcançado, com um conhecimento enriquecendo outro: com a pesquisa, conhecimentos sobre a realidade das ILPI´s e sobre a saúde e uso de medicamentos por idosos. Com a extensão, a vivência e conhecimento sobre essa realidade e a possibilidade de intervenção mediante a identificação de problemas. Com o ensino, o aprofundamento e compartilhamento sobre os temas envolvidos, retroalimentando a intervenção. Com este aprendizado integrado e complementar, consolidando a indissociabilidade desejada, sugere-se à Universidade investir em projetos integrados, e não apenas em projetos recortados e isolados, conforme é a prática hegemônica acadêmica.

Palavras-chave:integração; formação qualificada; indissociável.

PROJETOS INTEGRADOS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO GRUPO PET-FARMÁCIA/UFPR: INDISSOCIABILIDADE EM FOCO