Autor(es) do Trabalho:Andressa Cristina Moraes dos Santos Matoso; Arabelle Mattar Knesebeck; João Pedro Bernardeli; Lais Grenda Harnisch; Layssa Andrade Oliveira; Mariana Ribeiro da Silva; Nicolas Granza Barbosa; Nilce Nazareno da Fonte; Taís Tereziano Barros
Nome do Orientador: Nilce Nazareno da Fonte
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor de Ciências da Saúde
Curso:Farmácia (MT)
Área Temática: Saúde

O Programa de Educação Tutorial (PET) desenvolve atividades que integram a tríade ensino, pesquisa e extensão, visando à formação ampla e complementar de seus participantes. Neste sentido, no ano de 2013 o grupo PET-Farmácia/UFPR decidiu realizar estudos de artigos científicos em inglês com a intenção da prática do idioma integrada com conhecimentos voltados à área da saúde. O presente trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento desses estudos na prática coletiva. Inicialmente o grupo foi dividido em duplas, responsáveis por enviar mensalmente quatro opções de artigos científicos de um determinado tema, em inglês, com publicação a partir de 2010, para posterior escolha em reunião pelos demais integrantes. Após definição de cada artigo, este era estudado individualmente pelos membros do grupo e discutido coletivamente. Para isso, os responsáveis pela temática elencavam os pontos relevantes para discussão. Em maio e agosto de 2013, foram discutidos os artigos “Frailty in elderly people” e “Gender differences, polypharmacy, and potential pharmacological interactions in the elderly”, respectivamente, em função do projeto de extensão FarmaEduca, desenvolvido pelo grupo, com foco no uso de medicamentos por idosos institucionalizados. Abordando a discussão sobre o índice de depressão em idosos, em setembro de 2013, o artigo “Psychiatry – life and social support in late life depression” foi discutido. Seguindo a mesma linha temática e considerando a dificuldade de adesão desses pacientes à medicalização, o artigo “The impact of a pharmacist assisted clinic upon medication adherence and quality of life in mental health patients” foi trabalhado em outubro de 2013. Por manifestação de interesse no grupo sobre o tema envolvendo o crescente uso de Metilfenidato (Ritalina) por estudantes do ensino fundamental e superior, o artigo “The use of methylphenidate among students: the future of enhancement?” foi discutido em dezembro/2013. Em fevereiro de 2014, em função do andamento do projeto FarmaEduca e as discussões sobre as potenciais interações medicamentosas em idosos polimedicados, foi discutido o artigo “The challenge of managing drug interactions in elderly people”. A partir desta experiência, o grupo decidiu retomar em 2014 a atividade denominada Yellow Cow, que consiste em grupo de estudos em inglês por meio de atividades diversas. Sabendo-se que atualmente a língua científica oficial é o inglês, o grupo assume a relevância desse conhecimento, particularmente o domínio de termos técnicos, além de complementar a formação ampla por meio de atividades coletivas.

Palavras-chave: Coletividade; Língua Inglesa ; Artigos Científicos.

APRENDIZADO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA X FORMAÇÃO TÉCNICA: A ARTICULAÇÃO ENTRE DIFERENTES ABORDAGENS PARA A FORMAÇÃO AMPLA NO PET-FARMÁCIA/UFPR