Autor(es) do Trabalho:Bruna Mayra Zonta; Deise Prehs Montrucchio; Fabiana Prates Portella; Emanuèlle Sanches Bueno Veronesi; Fernanda de Freitas; Lucas André Nobre Luz;  Milene Zanoni da Silva Vosgerau; Paula Francislaine Moura
Nome do Orientador: MILENE ZANONI DA SILVA VOSGERAU; DEISE PREHS MONTRUCCHIO
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor de Ciências da Saúde
Curso:Farmácia (MT)
Área Temática: Saúde

O presente resumo tem por objetivo relatar a experiência de integração da graduação, PET-Saúde e Residência Multiprofissional em Saúde da Família, no campo da Farmácia, no município de Colombo-PR. A partir da interação de disciplinas ministradas no primeiro período do curso de graduação em Farmácia da UFPR (Saúde e Sociedade/Estágio de Observação C), foram organizadas atividades integrativas entre os acadêmicos, monitores do PET-Saúde, preceptores, tutores e alunos do Programa de Residência em Saúde da Família. Foram envolvidos: (a) roda de conversa sobre a inserção do profissional farmacêutico no SUS, (b) atividade prática com roteiro de observação em estabelecimentos públicos de saúde com a presença do farmacêutico (Vigilância Sanitária, na Central de Distribuição de Materiais, Farmácia Sede, Unidade Saúde da Família e Gerência da Assistência Farmacêutica) e (c) momento de síntese e relato de experiência pelos alunos. No encontro, foram abordados temas como situação e perspectivas da assistência farmacêutica no Paraná e inserção do farmacêutico em equipes multiprofissionais. Participaram das atividades 47 acadêmicos do primeiro período de Farmácia. A média de idade foi 18,4 anos, mulheres (76.6 %), autodeclaradas da raça branca (82.9%) que residiam com a família (76,6%), no município de Curitiba (87.2%) . Com o questionário aplicado antes da primeira roda de conversa, a maior parte dos acadêmicos respondeu não conhecer o PET-Saúde (85,1%) ou a Residência Multiprofissional Saúde da Família (68,1%) e afirmou que gostaria de saber mais sobre estes temas na graduação (90%). Ao serem questionados sobre a intenção de participar de atividades práticas no Sistema Único de Saúde durante a graduação em farmácia, 44,7% responderam que não sabiam ainda. A alta prevalência de alunos interessados em conhecer projetos de integração do farmacêutico no SUS revela a importância desta atividade no curso de graduação. Do mesmo modo, cria perspectivas para a formação de futuros farmacêuticos atuantes em equipes multiprofissionais, uma vez que quase metade dos alunos não tem uma posição definida sobre querer participar de atividades no SUS.A integração farmacêutica multidisciplinar e intersetorial na prática da atenção primária contribuem para a formação de um profissional que passa a criar perspectivas de mudanças do modelo biomédico de ensino e adquirir experiências em diversas áreas de atuação do farmacêutico no SUS (Sistema Único de Saúde).

Palavras-chave: SUS; Graduação em Farmácia; Integração.

INTEGRAÇÃO DA GRADUAÇÃO, PET-SAÚDE E RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL SAÚDE DA FAMÍLIA NO CURSO DE FARMÁCIA DA UFPR