Autor(es) do Trabalho: Bruno dos Santos Silva; Micaela Gois Boechat; Melissa Sayuri Hoshino; Tainá Ribas Mélo; Marcos Claudio Signorelli, Micaela Gois Boechat Boaventura, Jandaiana Maceno Bucker.
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor Litoral
Curso:Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)
Área Temática: Saúde

A proposta PET eixo educação é viabilizar a interação no mundo do trabalho com a qualificação da rede de atenção às pessoas com deficiência (PcD) nas Instituições de Ensino (IE) municipais, estaduais e privadas do município de Paranaguá – PR. Os objetivos foram: conhecer aspectos de políticas de educação/inclusão; verificar como ocorre a gestão em educação para PcD; realizar mapeamento nas IE(municipais e estaduais) sobre a existência de alunos incluídos, suas demandas sobre equipamentos, dispositivos e acessibilidade assim como, aproximar os conhecimentos acadêmicos às atividades práticas. O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde de Paranaguá, seguindo exigências do edital do Ministério da Saúde, e posteriormente, recebeu autorização da Secretaria Municipal de Educação do município e do Núcleo Regional de Educação. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores da Secretaria e do Núcleo e depois com os profissionais de educação de 35 (equivalente a 40%) IE escolhidas por conveniência (dentre elas 97% públicas e 3% privadas). Os dados tiveram análise quantitativa descritiva e qualitativa. Observou-se que embora os gestores conheçam algumas políticas e demonstrem atenção e preocupação com o tema, ainda existem diversas lacunas relacionadas à informação das Políticas Públicas destinadas às PcD (apenas 31% dos gestores conhecem as políticas), como também nas próprias definições dos tipos de deficiências. também revelou dificuldades em suas equipes para lidar com especificidades das PcD, destacando a comunicação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e os atendimentos às pessoas com deficiência intelectual e múltiplas deficiências. O mapeamento revelou que há deficiência de infraestrutura nas escolas bem como de seus entornos, dificultando o acesso. As adaptações para pessoas com deficiência visual são praticamente inexistentes (apenas 1 escola). Também se constatou o déficit de Programas e/ou Projetos integrados na área, especialmente sobre ações intersetoriais em 47% das escolas. Apesar de todas as dificuldades, a equipe observou muitas ações de cunho individual dos profissionais para favorecer a inclusão de seus alunos. Pode-se perceber que essas instituições precisam de mais adaptações referentes aos espaços físicos/acessibilidade. Embora haja a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, esta, precisa ser mais divulgada aos profissionais da educação, assim como, a questão do conhecimento das diversas formas de deficiências (não somente a física que foi a mais citada nas entrevistas).

Palavras-chave:Pessoas com deficiência; Educação; Acessibilidade.

O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO – PET E O APRIMORAMENTO DA REDE DE ATENÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ – PR, EIXO- EDUCAÇÃO