Autor(es) do Trabalho:Joice Krominski Graça; Josiane Cristine Moura Pereira; Marcos Claudio Signorelli; Marlon Silva; Paula Sígolo Vanhoni; Raisa Alves Nascimento; Renata Soares.
Nome do Orientador: MARCOS CLAUDIO SIGNORELLI
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor Litoral
Curso:Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)
Área Temática: Saúde

A cidade de Paranaguá é referência pela importância do Porto para a economia do Paraná, além de ser a mais antiga cidade do Litoral Paranaense e população de 140.469 mil habitantes e IDH de 0,750. Nesse contexto a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (PcD) tem atuado em três eixos: Educação, Saúde e Assistência Social, sendo competência desta coordenar e executar a política municipal de assistência social, tendo como destinatária a população em situação de risco e vulnerabilidade social. Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do sistema único de saúde e desenvolver de ações para as principais demandas à PcD no município, promovendo análise e reflexão sobre estratégias necessárias para qualificar a rede de atenção. Foi realizado um mapeamento nos equipamentos da Assistência Social: Centros de Referência de Assistência Social, Centro de Referência Especializada em Assistência Social, Conselho Tutelar, Instituições de Abrigo e Acolhimento e Secretaria Municipal de Assistência Social. Nesses locais foram realizadas entrevistas com os gestores através de um questionário estruturado com perguntas acerca da temática, além da aplicação de um boletim cadastral sobre a estrutura do local, bem como recursos humanos e serviços ofertados. Os dados coletados possibilitaram informações maiores sobre as percepções que circulam entre as equipes de trabalhadores da área da assistência em relação à PcD. Embora os gestores tenham sido receptivos e demostrado atenção para com os estudantes, uma amostra considerável não demostrou conhecimento pleno sobre as Políticas de Atenção à PcD, além de dificuldade para definir os cinco tipos de deficiência citados no questionário (física, auditiva, intelectual, visual e múltipla). A maioria dos locais não possui condições acessíveis em seu serviço. Foi constatada a falta de informação quanto às demandas atendidas, além de nenhum serviço específico as PcD dentro dos espaços. As carências apontadas nos fazem refletir acerca necessidade de qualificação profissional e reestruturação física dos locais que prestam tais serviços, objetivando um atendimento acessível a todos.

Palavras-chave:Assistência Social; Acessibilidade; Políticas Públicas.

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO EIXO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM PARANAGUÁ: PERSPECTIVA A PARTIR DO PET SAÚDE