Autor(es) do Trabalho:Alcionê Pereira Grivot Mandarino; Claudia Choma Bettega Almeida; Larissa Boing; Marcia Maria Arenhart Soares; Mônica de Caldas Rosa dos Anjos; Paulo Sabbag; Rebekka Dietsche
Nome do Orientador: Claudia Choma Bettega Almeida
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor de Ciências da Saúde
Curso:Nutrição (MT)
Área Temática: Saúde

A alimentação exerce um papel fundamental sobre a saúde da criança, devendo o aleitamento materno exclusivo ser estimulado até o 6º mês de vida. A partir desta idade, deve ocorrer a introdução da alimentação complementar, de forma adequada e oportuna, a fim de auxiliar na formação de hábitos alimentares saudáveis. Alguns estudos científicos revelam práticas alimentares inadequadas entre crianças menores de dois anos de idade. Ações voltadas para promoção de uma alimentação saudável são importantes na tentativa de melhorar a qualidade de vida das crianças. Neste sentido, vêm sendo desenvolvidas oficinas, com o objetivo de orientar pais, familiares e cuidadores a realizarem escolhas alimentares mais adequadas, a fim de promover uma Alimentação Complementar Saudável. A estruturação das oficinas é baseada na Cartilha de Alimentação Infantil da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, e o processo de seleção dos participantes ocorre por meio da adoção das estratégias descritas na sequência. Inicialmente elaborou-se uma lista de contatos, relacionando as crianças usuárias da Unidade de Saúde com idade entre 4 e 8 meses. Com base nesta lista, os responsáveis são contatados e convidados a participar da atividade. Além do contato direto, outras formas de divulgação são realizadas e incluem a confecção de flyers e cartazes sobre as atividades desenvolvidas, que são distribuídos e fixados na Unidade de Saúde. As oficinas são realizadas no refeitório da Unidade e a dinâmica acontece em duas etapas. Na primeira, a condução das oficinas ocorre por meio da metodologia de roda de conversa, cujo roteiro de discussão aborda os seguintes assuntos: definição e importância da alimentação complementar; forma de preparo e o modo de ofertar os alimentos; cuidados com a higiene; alimentos que devem ser evitados; e desmistificação de práticas alimentares. Na segunda, os participantes acompanham o preparo dos alimentos, realizando a degustação dos mesmos. No decorrer da condução das oficinas, diversas dúvidas são apresentadas pelos participantes e debatidas junto à equipe, de modo a buscar a compreensão dos temas trabalhados. O registro desses questionamentos é realizado, com a finalidade de agrupar, os mesmos, em categorias distintas, conforme objeto de estudo, visando futuras intervenções e pesquisas na área. Esse processo de elaboração e desenvolvimento das oficinas possibilita a percepção, por parte da equipe executora, de questionamentos comuns acerca da introdução da alimentação complementar, sendo uma ferramenta eficaz para promoção da alimentação adequada e saudável.

Palavras-chave:Educação Alimentar e Nutricional; Educação em Saúde; Nutrição da Criança.

PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM UMA UNIDADE DE SAÚDE