Autor(es) do Trabalho:Allana Pivovar; Ana Carolina Fernandes Couto; Camila Pinheiro Furquim; Cassius Carvalho Torres Pereira; Daiane Aparecida da Silva; Franciele Cardoso Iaschitzki; Gisele Marchetti; Giselle Emilãine da Silva Reis; Jéssica Gomes Moraes; Jullyana Mayara Preizner Dezanetti; Júnior José Goettems; Miriam Martins Bueno; Patricia Kochany Felipak; Paula Dresch Portella; Suelen Caroline Rodrigues.
Nome do Orientador: Cassius Carvalho Torres Pereira
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Odontologia (MT)
Área Temática: Saúde
Os implantes osseointegrados possibilitam restabelecer a função estética, fonética e mastigatória do paciente, além de devolver sua auto-estima. A reabilitação bucal por meio de implantes revolucionou a Odontologia e trouxe vantagens em relação aos tratamentos convencionais como a preservação dos dentes remanescentes, melhor retenção e estabilidades às reabilitações, com resultados previsíveis e estáveis ao longo do tempo. Atualmente, a utilização de implantes no tratamento de pacientes é feita apenas por alunos de pós-graduação. A "Oficina de Implantodontia" foi ofertada durante o V Circuito PET Odontologia, entre os dias 14 e 17 de maio de 2014. A atividade teve como objetivo mostrar o funcionamento dos sistemas de implante e permitir ao aluno um contato com a especialidade na prática. A grade curricular do curso de Odontologia da UFPR aborda apenas o conteúdo teórico o que não permite ao aluno da graduação uma vivência clínica. Avaliando a necessidade o PET Odontologia conseguiu um contato com uma empresa fornecedora de implantes odontológicos, via e-mail. A empresa ofertou um curso de colocação de implantes em mandíbulas de resina. A atividade foi dividida em duas partes. Em um primeiro momento houve a apresentação de conteúdo teórico sobre o histórico do desenvolvimento da tecnologia de implantes e a osseointegração. Em seguida, os alunos fizeram a colocação de dois tipos de implantes (hexágono externo e cone morse) em mandíbulas de resina, adquiridas pelo grupo. Participaram da oficina 15 discentes, sendo três deles alunos intercambistas oriundos da Universidade Federal de Diamantina e do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, que não inclui nenhuma abordagem sobre implantodontia na grade curricular da graduação, e os demais eram alunos integrantes do PET odontologia de diferentes períodos A oficina teve duração de quatro horas. A atividade foi muito produtiva e permitiu a integração entre os alunos. Com a oficina os acadêmicos puderam conhecer na prática como funciona a especialidade da implantodontia e também o funcionamento dos equipamentos cirúrgicos , além de atualização da formação acadêmica, contemplando a inserção de novas tecnologias.