Autor(es) do Trabalho: Allana Pivovar; Ana Carolina Fernandes Couto; Camila Pinheiro Furquim; Daiane Aparecida da Silva; Franciele Cardoso Iaschistzki; Gisele Marchetti; Giselle Reis; Jéssica Gomes Moraes; Jullyana Mayara Preizner; Júnior José Goettems; Miriam Martins Bueno; Patricia Kochany Felipak; Paula Dresch Portella; Suelen Caroline Rodrigues
Nome do Orientador: Cassius Carvalho Torres Pereira
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor de Ciências da Saúde
Curso:Odontologia (MT)
Área Temática: Saúde
O Comunidade Escola é um programa da prefeitura de Curitiba/PR que mantém as escolas da rede municipal de ensino abertas aos finais de semana, ofertando atividades socioeducativas gratuitas aos alunos. Buscando promover a integração entre os petianos e também atender às necessidades da população, os grupos PET da Universidade Federal do Paraná decidiram aderir ao programa por meio do InterPET na Escola. O objetivo do projeto é fazer o repasse do conhecimento adquirido pelos graduandos em seu curso aos estudantes da rede municipal, adaptando-os à sua realidade, construindo uma relação mais próxima e positiva da Universidade com os alunos das escolas municipais e dos próprios graduandos entre si. As ações do Interpet na Escola são realizadas bimestralmente aos sábados, nas dependências de uma instituição indicada pela prefeitura. O grupo PET Odontologia coordenou a atividade desenvolvida no dia 09 de novembro de 2013 na Escola Municipal CEI Ritta Anna de Cassia. A proposta foi mostrar às crianças a importância da higiene bucal como um todo e não apenas o cuidado com os dentes. No dia da intervenção, os PETs de engenharia química, engenharia civil e ciência da computação estiveram presentes. As crianças foram divididas em pequenos grupos, com dois petianos supervisores, dessa forma foi realizada uma orientação lúdica sobre higiene bucal. Fotos das estruturas bucais foram apresentadas para que as crianças às identificassem em suas próprias bocas, com auxílio de um espelho. Conceitos sobre autoexame bucal foram introduzidos para chamar a atenção dos alunos aos sinais que podem indicar a presença de alguma doença em boca. Ao final, os estudantes formaram duas equipes para um jogo de perguntas e respostas, buscando fixar os conceitos aprendidos. A ação foi encerrada com a entrega de medalhas em forma de dente, escovas dentais e porta-escovas confeccionados a partir de garrafas PET, que foram customizadas pelas crianças. Vinte e duas crianças entre 6 e 12 anos participaram da atividade, que durou aproximadamente 2 horas. Elas mostraram-se atentas e entusiasmadas com as brincadeiras, o que refletiu positivamente no aprendizado. A interação entre os universitários possibilitou a criação de uma atividade interdisciplinar que proporcionou às crianças de uma área de vulnerabilidade social uma melhor qualidade de vida.
Referencial Teórico: PET Odontologia. InterPET na escola. Disponível em: http://petufprodonto.blogspot.com.br/2014/03/interpet-na-escola.html#more Acesso em: 24 de maio de 2014.